Treinamento em Missões Transculturais

WH Brasil

A World Horizons Brasil é um movimento baseado na oração, trabalho profético, pioneiro e cuidado pastoral em missões.

“Existimos em favor dos lugares e povos ainda sem oração, das igrejas ainda não plantadas e dos missionários ainda não enviados”

Operamos em 29 países e nossos valores principais são o trabalho voluntário que oferecemos a cada um dos membros, a responsabilidade pessoal, o trabalho em equipe, entre outros, pois somos uma equipe de equipes. Nosso alvo é plantar igrejas ou comunidades de discípulos de Cristo nos povos menos alcançados da Terra.

Somos pessoas comuns, uma família multicultural. Vivemos aprendendo uns com os outros. Procuramos a excelência em liderança e promover o desenvolvimento do potencial dos indivíduos. Cremos na operação dos dons e habilidades que cada membro do corpo de Cristo.

Deus está te chamando para fazer parte dos que querem completar a Grande Comissão de Jesus. Venha ver o que estamos fazendo, talvez o Pai queira que você venha a fazer parte da nossa equipe. Há um lugar para você na World Horizons Brasil

Saiba mais sobre nós, clique aqui!

Porque com a WH?

Deus nos escolheu para ir à procura dos perdidos, e o Brasil se encontra entre os 12 países que enviam mais missionários transculturais ao mundo, sendo estes destacados pela qualidade do trabalho que desenvolvem e a facilidade de se inserirem em muitas culturas. Neste tempo cremos que Deus está levantando pessoas para continuar mudando o destino das nações. A WH Brasil oferece a você um treinamento Missionário de qualidade:

  • Por que é um treinamento efetivo que forma ao candidato nas áreas de caráter, bíblia e teologia, idiomas e prática transcultural. Não só são somente aulas, mas experiências de campo, vivencias reais e dinâmicas.
  • Por que canalizamos o envio a servir nos lugares mais desafiantes da terra, com equipes no campo, principalmente na Janela 10-40. Nossa estrutura a nível internacional procura atender as necessidades dos missionários de maneira pontual.
  • Por que as equipes de professores são de pastores experientes, líderes e missionários com experiência de campo que vêm para dar aulas e demais profissionais especializados nas áreas específicas.
  • Por que é um ambiente de novidade, uma família de pessoas de diferentes culturas, nacionalidades e contextos de vida que nos permite crescer juntos e aprender uns com os outros.
  • Por que a experiência e os resultados em mais de 33 anos nos dizem que vamos por bom caminho e temos consultores e anciãos para dar consultoria e apoio a projetos.
Currículo do Curso

Matérias do Curso Intensivo
(Modalidade internato)

TEOLÓGICAS

  1. Base bíblica de missões;
  2. Vida devocional;
  3. Teologia I (introdução ao estudo da teologia e a Doutrina de Deus);
  4. Teologia II (Cristologia e Soteriologia);
  5. Teologia III (Pneumatologia e Eclesiologia);
  6. Teologia IV (Escatologia);
  7. Novo testamento I (Introdução e Evangelhos);
  8. Novo testamento II (Epístolas);
  9. Livro de Atos;
  10. Hermenêutica;
  11. Exegese;
  12. Métodos de evangelismo;
  13. Evangelismo cronológico;
  14. Antigo testamento (pentateuco);
  15. Antigo testamento (livros históricos);
  16. Antigo testamento (profetas);
  17. Antigo testamento (livros poéticos);
  18. História da Igreja;
  19. Homilética;
  20. Ética cristã.

MISSIOLÓGICAS

  1. Panorama mundial e mobilização missionária;
  2. Antropologia missionária;
  3. Contextualização e comunicação transcultural;
  4. História das missões;
  5. Fenomenologia da religião, hinduísmo, budismo;
  6. Introdução ao islã;
  7. Guerra espiritual em missões;
  8. Missão integral;
  9. Fazedores de tendas;
  10. Pioneirismo em missões;
  11. Ministério infantil;
  12. Liderança do século XXI;
  13. Testemunhos de missionários e panorama dos campos onde a WH atua;
  14. Relacionamentos e vida em equipe;
  15. Dt (desenvolvimento humano);
  16. Bem-estar integral do missionário;
  17. Ministério ao mundo islâmico e Apologética aplicada ao islã.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

  1. Orientação vocacional;
  2. Habilidades e dons do Espírito Santo;
  3. Missões e negócios (BaM);
  4. Conceitos financeiros e mordomia cristã;
  5. Gestão de projetos;
  6. Plantação de igrejas;
  7. Formação de uma equipe de sócios;
  8. Treinamento físico;
  9. Saúde e primeiros socorros;
  10. Metodologia da pesquisa;
  11. Direitos humanos internacionais;
  12. Segurança online.

LINGUÍSTICAS

  1. Introdução a Linguística e adquisição de uma segunda língua (A2l);
  2. Alfabetização internacional;
  3. Curso de inglês (contínuo);
  4. Fonética e fonologia;
  5. Espanhol.

ELETIVAS

  1. Curso de Francês: Dependendo do número de candidatos chamados a trabalhar no oeste africano, será fornecido um curso de francês para que os estudantes cheguem com uma base forte no Senegal, para estudar ali mais um pouco e logo seguir para os outros países onde desejam servir;
  2. Curso práticos para profissões diversas: Em tendo disponibilidade, os alunos poderão participar de cursos eventuais de profissionalização em alguma área.

ATIVIDADES EXTRAS

  1. Mobilização Missionária: Durante todo o treinamento, todos os estudantes participam de mobilizações em equipe que a missão faz nas igrejas de acordo programação prévia. Isto pode incluir saídas a outros estados do Brasil e também a países vizinhos. As mobilizações ajudam ao candidato a desenvolver a comunicação da visão ao corpo de Cristo, levantar recursos e formar a equipe de sócios em ministério.
  2. Ministério e Comunhão nas Igrejas Locais: Durante todo o treinamento, todos os estudantes participam nos programas de discipulado e/ou intercessão em igrejas locais. A ideia é fazer do evangelismo e discipulado uma experiencia prática, pois plantação de igrejas no contexto bíblico é a vida do missionário. Também é possível prestar assistência a ONGs que ofereçam serviço social ou projetos similares aos que a WH desenvolve no mundo.
  3. Leituras Dirigidas: Durante o treinamento, os estudantes terão leituras de textos selecionados para desenvolvimento em áreas específicas.
  4. Imersão Cultural Prática (Paraguai e Guiana Inglesa): Todos os estudantes terão dois períodos de imersão cultural, 3 meses no Paraguai e 3 meses na Guiana Inglesa, onde terão a oportunidade de experimentar a prática do aprendizado da língua hispana e inglesa, além de evangelizar e interagir com pessoas de culturas totalmente diferente da nossa e praticantes de religiões comuns na Janela 10-40.
  5. Orientação pré-campo e visita Ao Reino Unido: O candidato precisa fazer todos os trâmites e documentação geral antes de vir ao treinamento, já que ficaria muito complicado outorgar permissão durante o treinamento – exceto em casos especiais. Também se recomenda que a caminho do campo, os candidatos passem pela nossa base central no País de Gales, para conhecer a forma em que a missão funciona e para praticar inglês (3 a 4), já que o inglês é o idioma de comunicação internacional na missão, porém podemos considerar casos específicos onde possamos liberar obreiros que querem ir diretamente ao campo, em acordo prévio com a liderança do campo que o receberá. É importante salientar que a conclusão do treinamento não garante ao candidato sua saída imediata ao campo, porém depende de fatores tais como sustento completo, aprovação da igreja enviadora, e aprovação total da liderança da missão. Não cumprir com as metas do treinamento, é lógico, impossibilita a aprovação de saída do candidato ao campo. Trata-se de um treinamento onde as pessoas podem ser demitidas por comportamentos não alinhados com a conduta cristã. Não obstante, nossa meta é procurar o melhor em cada filho de Deus, e ajudar a cada um a chegar aonde Deus tem chamado, mesmo com as fraquezas que cada um de nós temos. (Ver Hebreus 5.2-4).
Requisitos para inscrição
  1. Ser maior de idade e segundo grau completo;
  2. Ter passaporte e demais documentos em dia (CPF, RG, TÍTULO DE ELEITOR), incluindo dos filhos;
  3. Ter mínimo 2 (dois) anos de batizado e carta de recomendação pastoral ou da diretoria da Igreja;
  4. Não ter dívidas pessoais;
  5. Possuir certidão de antecedentes criminais (emitido pelo DPF);
  6. Fazer checkup médico e psicológico requerido;
  7. Preencher o formulário de admissão (COM FOTO 3×4);
  8. Comparecer a uma entrevista pessoal com a liderança de missão;
  9. Possuir sustento financeiro R$ 1400 por mês (treinamento, moradia e alimentação);
  10. Pagar INSS e demais obrigações de previdência social.
Cronograma do Curso

Cronograma do próximo Curso

Em breve estaremos divulgando o período do próximo curso.


Entre em contato

 

Caso o formulário acima dê algum erro envie suas dúvidas e solicitações para:
inscricaowhbr@vt101.onmicrosoft.com
 

Início  /  Voltar