A CRIANÇA DA MANJEDOURA

“E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.”

(Lucas 2:12)

Por não haver lugar para eles na hospedaria, naquela noite, a criança recém-nascida (Jesus), que fora anunciada pelo Anjo Gabriel, que seria chamado de “Filho do Altíssimo”, que “herdará o Trono de Davi” para “reinar para sempre sobre Israel” e cujo “reinado não terá fim” (Lc 1:26-38), nasce em um estábulo e é colocada numa manjedoura (Lc 2:6-7). Já pensou sobre essa contradição aparente? O Messias nasceu! Por séculos os judeus O esperaram e quando enfim aconteceu, não havia lugar para ELE!

O título “Cristo”, no original grego, significa “Ungido”, o mesmo que “Messias” (“Mashiach” no original hebraico) de Israel, o Libertador prometido. Muitos, ou a maioria, dos judeus esperavam ao Messias que os liberasse do poder romano, afinal, o profeta já havia declarado que Deus seria o Salvador do seu Povo (Is 25:9, 33:22). Enquanto Seu Povo esperava, principalmente, um Salvador da opressão política, os evangelistas alargam o conceito apresentando Jesus como o “Salvador do Pecado” (Mt 1:21; Lc 2:11).

E, o Filho de Deus, “cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”, como o santo profeta havia predito, cerca de 700 anos antes, nascia em Belém (Mq 5:2; Mt 2:6). Este é o fato central de toda a história. Mas, o anúncio do nascimento do Salvador não foi um evento para todos naquela noite, senão, para um pequeno grupo de Pastores que, cercados pelo “Resplendor da Glória do Senhor”, que os deixou com “grande temor” (Lc 2:8-9), recebem, de um anjo, o “Anúncio Celestial” (Lc 2:10-14).


BOAS NOVAS VINDAS DO CÉU

"No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! ... E, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!"

(João 1:29,36)

As novas que o anjo trouxe eram as melhores notícias que o “Homem” (gênero humano) já tinha ouvido. Estas novas eram para todo o povo de Israel (Lc 2:10), mas, a amplitude da salvação, era para todas as raças, tão duradoura quanto o tempo, cujos benefícios durariam para sempre (Lc 2:29-32)! Ao ponto de os anjos do céu se regozijaram naquela noite e cantarem “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, …”, porque a redenção não se destinava aos santos anjos, mas sim à humanidade pecadora e decaída “a quem ELE (Deus) quer bem” (Lc 2:13-14).

Não é apenas o fato da chegada do Salvador que constitui as boas-novas da mensagem do anjo, mas a natureza da Sua Salvação (Lc 2:10-11; Gl 4:4-5; 1 Jo 4:14). Embora os pastores pudessem provavelmente ter interpretado aquela “SALVAÇÃO” como sendo material e política, em todo o Novo Testamento é inequívoco que, aquele bebê, anunciado pelos anjos, seria o SALVADOR que os “libertaria do pecado” (moral e espiritual) que aflige toda a humanidade (Jo 3:16-21, 8:31-36; Rm 5:6-21).

O anjo desejava que os pastores fossem e vissem o Salvador, por isso, lhes indicou o lugar: a “Cidade de Davi”, a própria cidade deles (Lc 2:11; Mt 2:4-6), e lhes deu um SINAL para que pudessem identificar o SALVADOR: “achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura” (Lc 2:12). Este sinal não apenas facilitou a identificação, porque certamente eles não iriam encontrar dois bebês assim, naquela noite, em Belém. Os pastores não duvidaram e, de imediato, foram “receber ao Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo” (Jo 1:29,36-37; 1 Pe 1:18-21).


ELE VEIO PARA TODOS A QUEM ELE QUER BEM!

"Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem."

(Lucas 2:14)

Sem dúvida alguma, este SINAL, também os encorajou a acreditar que alguém tão humilde, nascido naquelas circunstâncias, não afastaria sequer um pastor de ovelhas (profissão desprezada na sociedade da época, usada para caracterizar ladrões e enganadores, igualados aos publicanos e pecadores, considerados plebe que desconhecia a Lei). As Boas Novas a respeito do Senhor e Salvador Jesus é justamente essa: ELE veio para todos! E qualquer um, que tenha coração humilde e deseje aceitá-lo, é recebido por ELE para a Salvação! (Jo 6:37-47).

Então, Feliz Natal para todos, … Todos “a quem ELE (Deus)” provou que “quer bem” dando Seu Filho, unigênito amado, como propiciação por nossos pecados! O Cordeiro, que tira o pecado de quem nEle crê!   (Lc 2:13-14; Jo 3:16-21, 8:31-36; Rm 5:6-21).

Por ELE, para ELE em Nome dELE! Amém!

por Anderson Fazzion
Líder de Campo da WH Brasil
Pastor Auxiliar da Igreja Batista das Nações
(São Sebastião da Bela vista / MG)