CONSELHOS DO FIM DA VIDA PARA UM ANO NOVO

“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”

(Lamentações 3:22-23)

Feliz Ano Novo! Feliz 2023!

O Livro de Lamentações 3:22 nos diz que “o amor leal do Senhor nunca cessa; Suas misericórdias nunca terminam; eles são novos todas as manhãs”. Não há menção de que essas bênçãos espirituais sejam mais acessíveis em 1º de janeiro. Mas, quando o calendário começa novamente, sinalizando um novo ano, isso tem um efeito interessante sobre nós. Primeiro, revisamos as escolhas que fizemos no ano anterior, avaliando quais foram boas e quais foram ruins.

Então, planejamos o próximo ano, muitas vezes nos comprometendo com melhores disciplinas espirituais, hábitos mais saudáveis ​​e escolhas mais sábias. Tudo isso são atitudes benéficas, mas há uma avaliação que acho que muitas vezes negligenciamos em nossa revisão anual: o conselho a que nos expomos ou que seguiremos.

Deus projetou cada ser humano, cada pessoa, com a necessidade de conselho. Imediatamente após a criação de Adão e Eva, Deus começa a falar com eles, a ensiná-los. Ele sabe que eles precisam da verdade, que nunca descobrirão por conta própria, a fim de entender quem são e para o que foram criados.

Deus nunca parou de aconselhar desde então. Ele nos deu Sua Palavra para que O conhecêssemos, bem como para conhecermos a nós mesmos, a natureza do nosso mundo e como devemos viver.

 


 

QUEM TEM SIDO SEU CONSELHEIRO?

"...; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; ..."

(Isaías 9:6b)

Ao pensar no Ano Novo e no que deseja mudar ou melhorar, lembre-se disso: você está constantemente sendo aconselhado por alguém ou algo. E o conselho que você escolher seguir ou permitir que influencie sua mente e coração sempre moldará sua vida diária. Intencionalmente ou inadvertidamente, você está sendo aconselhado em seus relacionamentos. Seja por seus pais, irmão, amigo, mentor, colega de trabalho ou vizinho, você não pode ter um relacionamento sem dar e receber aconselhamento.

Se você está nas mídias sociais, está sendo aconselhado pelo Twitter, Instagram, Facebook, TikTok ou LinkedIn – plataformas que têm uma influência enorme em sua vida. Se você não está nas redes sociais, ainda está sendo aconselhado pelos livros e revistas que lê, pelas notícias da TV, os talks shows e podcasts que ouve, até mesmo pelas letras das músicas que você gosta e pelos programas e filmes que divertem você.

Para concluir a Palavra do Ano Novo desta primeira quarta-feira deste ano novo, quero levá-lo a uma passagem das Escrituras do Antigo Testamento e fazer uma pergunta mórbida, mas importante: se você estivesse prestes a morrer, quais seriam suas palavras finais de conselho para seu filho (ou a pessoa que você mais amou e sobre a qual teve mais influência)?

 


 

CONSELHOS DO FIM DA VIDA

"Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre. Agora, pois, atende a tudo, porque o SENHOR te escolheu para edificares casa para o santuário; sê forte e faze a obra."

(1 Crônicas 28:9-10)

Se você tivesse algumas palavras finais de despedida que essa pessoa deve levar consigo pelo resto da vida, que conselho você daria a ela? De qual identidade você gostaria de lembrá-los? Que verdade e sabedoria você gostaria de transmitir? Que sucesso você os encorajaria a buscar? Que esperança e confiança você gostaria de instilar?

Em 1 Crônicas 28:9-10 temos as palavras finais de conselho do velho Rei Davi a seu filho Salomão. Há quatro lembretes que moldam a vida que ele queria que seu filho carregasse consigo:

 

  1. Conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária”, ou seja, reconheça o Deus do seu pai e sirva-o com todo o coração e de livre e espontânea vontade, entregue seu coração ao Senhor e ELE moldará tudo o que você fizer (Sl 37:5; Pv 16:3; Os 2:20; 4:6; 6:3; Fp 4:6-7).
  1. O SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento”. Lembre-se de que você nunca pode se enganar ou enganar o Senhor. Ele conhece seu coração melhor do que você jamais conhecerá (1 Sm 16:7; Jr 17:9-10; Jo 2:25; Rm 2:5-11).
  1. Se O buscares, Ele deixará achar-se por ti; se o deixares, Ele te rejeitará para sempre”, porque O Senhor é misericordioso, compassivo, amoroso e bondoso. Ele nunca se esconde daqueles que O buscam de coração sincero (Dt 4:29-31; Is 55:6-7; Jr 29:11-13; Lc 11:9-10).
  1. Tenha cuidado agora, pois o SENHOR te escolheu para edificares casa para o santuário; sê forte e faze a obra.” Não deixe que nada o impeça de fazer o que Deus o chamou para fazer. Lute contra as tentações internas e externas e permaneça fiel ao chamado (Dt 31:7-8; Js 1:7-9; Sl 27:1-2; Jr 1:7-8; Jo 4:34; 1Co 3:13-15, 15:58; Fp 1:6).

MEU CONSELHO PARA 2023

"Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir."

(Provérbios 19:20)

Portanto, ao revisar seu de 2022 e fazer planos para melhorar em 2023, não se esqueça de avaliar o conselho para o qual está abrindo seus ouvidos, mente e coração. Tem um efeito profundo na maneira como você vive. E que Deus dê a cada um de nós a graça de seguir estas quatro sábias palavras de conselho de Davi a Salomão. Quando o fizermos, nossa vida será um hino à glória de nosso Salvador em 2023.

 

Deus te abençoe!

 

Paul David Tripp

Perguntas para reflexão com base no texto:

  1. Crie uma lista das principais fontes de seu conselho. A que você se expõe que tem mais potencial para influenciar significativamente sua visão de mundo?

  1. Existem fontes de aconselhamento às quais você precisa reduzir sua exposição – ou eliminar completamente? Como você pode buscar fontes adicionais de conselho bíblico? Seja específico e busque-os esta semana!

  1. Revise algumas das escolhas, grandes e pequenas, que você fez no ano passado. Quais, pela graça de Deus, eram bons e exaltavam a Cristo? O que te motivou a tomar essas decisões? Quais eram as prioridades do seu coração naqueles momentos de decisão?

  1. Agora reveja algumas escolhas, grandes e pequenas, que você se arrepende de ter feito no ano passado. O que te motivou a tomar essas decisões? Quais eram as prioridades do seu coração naqueles momentos de decisão?

  1. O que você gostaria de mudar ou melhorar no Ano Novo? Qual é a sua motivação para desejar essa mudança? Existe uma área onde a Bíblia chama você para mudar que precisa ser uma prioridade maior?

  2. Identifique uma coisa para a qual Deus o chamou nesta fase da vida. O que você precisa ter cuidado com esta tarefa? Por que você precisará de força para permanecer fiel? Quais são algumas tentações internacionais ou externas que podem interferir nesse chamado?

 


 

O texto foi traduzido e adaptado para o português do Brasil, para o texto original em inglês: Clique aqui!

Paul David Tripp, é pastor, autor cristão de renome mundial e palestrante de eventos. Ele é presidente do Paul Tripp Ministries. Publicou livros premiados e best-sellers e escreveu mais de 30 livros sobre como é viver como cristão. Plantou uma igreja, fundou uma escola cristã e escreveu canções de adoração. Seu principal objetivo na vida é “conectar o poder transformador de Jesus Cristo à vida cotidiana”. Sobre Paul David Tripp, clique aqui!