O que poderá fazer o justo?

Uma Palavra de reflexão do Diretor Nacional baseada no Salmo 11.

O Salmo 11 é uma aparente resposta de Davi ao chefe dos músicos, provavelmente Henam ou Asaf, ante o conselho de fugir por causa dos assédios do rei Saul. Nós, os cristãos, vivemos numa situação de hostilidade que faz-nos perguntar como Davi fez no versículo 3: “destruídos os fundamentos, o que poderá fazer o justo?”. Sendo que o texto aparece na versão NVI está no gerúndio, o ensino que nos deixa este texto serve como modelo para cristãos que querem ter um coração conforme o coração de Deus para responder ao caos que se vive no mundo hoje. Para analisar o que fazer então precisamos ver quais fundamentos o ser humano tem como segurança:

  1. Segurança financeira. Representada por poupanças, possessões, previsões e planejamento do futuro.
  2. Segurança física, representada por uma moradia num bairro seguro antiviolência…
  3. Segurança afetiva, pois fugimos do fato de sermos feridos, fugimos de relacionamentos nocivos, e queremos “ser felizes”.
  4. Segurança social na área da saúde, representada pelo plano que alguns pagam ou a forma em que procuramos nos alimentar, etc

Eu poderia citar outras áreas que representam segurança para nós, ou nossos fundamentos. E é interessante que cristãos declaram ter em Deus sua confiança, mas nem sempre confiamos nEle quando nos pede um nível de entrega mais profundo que comprometa esses fundamentos como, por exemplo, para exercer o ministério missionário. Nosso chão, então, ou nosso fundamento pode ser “abalado” pela mão de Deus. Então, o que farão os justos?

Davi, quando o povo planejava matá-lo em 1 Sm 30:1-6 por causa do sequestro das esposas, filhos o roubo dos bens que tinham sofrido por parte dos amalequitas; e estando ele em dupla angustia (a causada por ter seus seres queridos raptados e a causada pela ameaça de sua própria vida pois o povo queria mata-lo), diz a Palavra do Senhor no versículo 6 que “DAVI SE FORTALECEU NO SENHOR”. Certamente o homem que escreve o salmo 11 é o mesmo que recorreu a Deus e se fortaleceu, buscou ao Senhor por direcionamento e foi atrás da solução indicada por Deus.

O Covid-19 conseguiu quase que parar o mundo, mas se Satanás não tem controle de todas as coisas, ele não as sustenta. O domínio que o Deus Soberano tem sobre todas as coisas sim as sustenta (veja Hebreus 1:3). Certamente Deus está cumprindo Sua Palavra. Em Mateus 24:6 Jesus nos instrui a não nos assustar, mas o que mais vemos nas pessoas é medo, os poderosos, nações poderosas, economias, famílias, tudo está afetado.

Então: “o que fará o justo?” Fugir ao monte como a ave? Não, pois o Salmo 11:4 diz que o Senhor está em Seu trono. Deus chama Sua igreja a: REVISAR NOSSOS FUNDAMENTOS, e a SE FORTALECER NO SENHOR, pois é nas situações de crise que Deus precisa de nós como embaixadores dEle.

Oremos pedindo proteção sim, com a devida prudência, mas oremos também primeiramente para que sejamos parte da solução, e que nos preparemos para a grande colheita que Deus trará depois de ter sensibilizado a tantas pessoas. Preparemo-nos para o que Deus tem na Sua agenda. Ele é conosco, apesar de nossas fraquezas. Faça aquelas ligações a quem precisa, ore por direcionamento de Deus, e compartilhe aquela palavra que alguém precisa de você.

Que Deus nos abençoe, …

Amém!

Félix Cobos
Diretor da World Horizons Brasil

Início