É dEle a última Palavra

Ele nunca deixou de ser o Deus Eterno

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
(João 1:1-3)

Vivemos um tempo em que as pessoas não creem da forma devida ao que a Palavra de Deus ensina. O que Jesus ensinou e o que Ele fez estão ligados de forma inseparável com o que Ele é, Ele é Deus

O evangelho de João foi escrito para que as pessoas soubessem que Jesus foi totalmente humano e totalmente divino. O relato de João teve (tem) como objetivo mostrar à igreja crente em Jesus toda “Sua glória”, para fortalecer, purificar e aprofundar a fé nEle (1 Jo 4:15; 5:1,10,20).

Neste sentido, João deixa de lado tudo o que Mateus e Lucas informam sobre o nascimento e a infância de Jesus, ele não quis falar da origem “humana” do Senhor Jesus, o povo que formava a Igreja primitiva conhecia muito bem as origens humanas do nosso Senhor, eles diziam:

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” (Marcos 6:3).

Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu?” (João 6:41-42).

Apesar de Jesus ter se tornado “completamente humano” e ter vivido como um homem, nunca deixou de ser o “Deus Eterno” que sempre existiu. João visa dirigir o olhar de seus leitores justamente para esse mistério, para que compreendam de maneira correta tudo o que é relatado sobre Jesus. O objetivo não é só mostrar os dons, os feitos e as atuações de Jesus (que são importantes com certeza), mas João quis mostrar o próprio Jesus em sua pessoa, em seu maravilhoso ser.

Ele é a expressão exata do Pai

Por isso, os pontos culminantes do evangelho de João são as grandes palavras “EU SOU” de Jesus. Jesus não apenas concede água, pão, luz, verdade, caminho ao Pai, vida e a ressurreição. Jesus pessoalmente é tudo isso. Ele apenas tem condições de “dá-lo” verdadeiramente a nós porque ELE próprio o é por essência, ELE é a essência de tudo, o criador e sustentador de todas as coisas, a força que une a criação e a fonte da vida eterna:

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (Jo 1:3).

Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” (Cl 1:15-17).

É preciso ressaltar que o Senhor Cristo Jesus não foi “criado” como as demais coisas, como nós mesmos. João não o coloca dentro da criação de Gn 1:1, mas além, no “princípio criativo” de Gn 1:1, Jesus já “era existente” e nEle, em Cristo todas as coisas passaram a existir (Jo 1:1-3; Cl 1:15-17).

João começa seu relato falando que “no princípio”, quando Deus “falou” e as coisas passaram a existir, agora está (ou esteve) pessoalmente diante de vocês de forma palpável em Jesus. Se ao longo dos anos esse “Verbo” nos foi sendo revelado em forma de mandamento e de princípios, pelos profetas da antiga aliança, agora nos foi revelado na pessoa do próprio Deus encarnado, o “Verbo”, sobre o qual vocês têm conhecimento e falam muito, está presente em Jesus com toda a sua verdade e graça:

O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:10-14).

, nestes últimos dias, (Deus) nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, …” (Hb 1:2-3b).

As promessas de Deus se cumprem nEle

Desta forma, o propósito do Evangelho segundo João, foi de relatar sobre a maior grandeza que existe no mundo, sobre aquilo que é a única magnitude realmente grande e importante, Jesus Cristo, seu viver, falar, atuar, sofrer, morrer e ressurgir. Por isso, João escreveu seu Evangelho para edificar a fé e a confiança em Jesus Cristo, de que Ele foi, humanamente falando, e é, divinamente falando, o Filho de Deus:

Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome“. (Jo 20:30-31).

Esta é a verdade a respeito do Senhor Jesus e o fundamento de toda Verdade revelada na Palavra de Deus. Se não acreditarmos nesta verdade básica, de que Cristo Jesus, enquanto homem, ou o Filho do Homem (Jo 1:51; 3:13; 5:27; 6:62), foi nosso Deus encarnado, não teremos a fé suficiente para lhe confiar nosso destino eterno. A Palavra, ou o “Verbo” é Cristo Jesus, e sua Palavra ou “Verbo” é o seu poder!

E minha pergunta para você hoje é: O que ELE, Cristo Jesus tem falado a você!? O que você tem ouvido do “inimigo” de sua alma? Ou, o que as circunstâncias têm falado com você?

A Palavra de Deus fala que:

Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. (2 Co 1:20). (“Ele realiza e cumpre todas as promessas divinas, não importam quantas delas existam; e nós temos mostrado a todos como Ele é fiel, e com isto damos glória ao seu nome. 2 Co 1:20, Bíblia Viva).

Todas as promessas de Deus referentes ao Messias se cumpririam em Cristo (“mas foi Sim nele“). Se cumpriram gloriosamente em Jesus todas as promessas que Deus havia feito desde Gn 3.15, por isso, ELE tem agora a posição do “Filho glorificado”, ELE é o centro da ação divina (Jo 8:28; 12:23-34; 13:31-32). Isso nos garante que nEle, Cristo Jesus, Deus cumpre todas as suas promessas sem exceção, seja lá “quantas [forem] as promessas de Deus”, todas são e serão cumpridas “exclusivamente” nEle, Jesus! (2 Co 1:20).

É dEle a Palavra final

Se muitas (quase todas) das promessas de Deus no Antigo Testamento sobre a obra de Jesus se concretizaram (Lc 24:25-27;44-48), todas as demais ainda não cumpridas devem ser esperadas unicamente nEle, Jesus. Isso porque, grande parcela das promessas dos profetas, serão ainda cumpridas em definitivo quando o Senhor vir em Sua Glória (Jo 17:5,24; Ap 5:12-13; 22:7,12,20).

Então, quais as promessas que você tem, em Cristo Jesus para sua vida? Quais as circunstâncias que tem te afligido? Vou dizer algo e gostaria que você se lembra-se sempre disso:

Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.” (Mt 8:26).

Se estamos com ELE, se Cristo Jesus for realmente o Senhor absoluto de nossa vida, a última Palavra será sempre dEle!

Os apóstolos João e Paulo afirmam que nEle, Cristo Jesus, está o começo de tudo. ELE é “a origem de todas as coisas”, que por meio dEle “tudo subsiste” (Jo 1:3,10; Cl 1:15-17).

Mas nEle também está “o fim de todas as coisas”, a consumação de tudo. Como falamos, nEle, Cristo Jesus, serão cumpridas definitivamente tudo, todas as promessas, quando ELE vir em glória:

Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Ap 22:13).

É interessante esta afirmação estar no último capítulo da Bíblia, sendo uma das últimas afirmações que o Senhor Jesus faz de si mesmo.

É como se ELE nos dissesse: “não importa a situação, a última Palavra é e será minha! (Ap 22:13-20).

 

Que possamos ter essa confiança, descansar nessa certeza e viver essa esperança!

 

Fiquem na Paz!

 

por Anderson Fazzion
WH Brasil

(O texto acima é baseado no livreto: “Jesus Tem a Última Palavra” de Ernesto Kraft, com compilações de comentários  bíblicos diversos usados em meditações diárias pessoais.)