Último dia de 2019, … Véspera de Ano Novo, … O que você “espera” para 2020?

 

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11).

 

Mais um ano que está terminando e todos, sem exceção, gostam de olhar para trás e fazer uma retrospectiva da vida. Relembramos momentos de alegria, de acertos, de conquistas, mas, também, não dá para esquecer os momentos de tristeza, de erros, de derrotas.

Assim vamos vivendo. E, como sempre, ao alvorecer de um novo ano, fazemos novas promessas, traçamos novos planos e esboçamos novos projetos de vida, … Mas, muitos desses projetos não passarão de meros “planos”, de novos ou velhos planos.

Afinal, quem na vida teve todos os planos realizados? Quem nunca passou por uma frustração diante de alguma circunstância esperada, planejada, que não ocorreu? Você já teve algum plano seu frustrado?

Frustração é um sentimento, uma emoção que emerge quando o esperado não ocorre. É o sentimento decorrente da não realização de um desejo, é a reação diante da expectativa não correspondida. É o que sentimos quando algo que queremos ou esperamos não acontece.

Essa não satisfação do desejo gera uma espécie de tensão interna, experienciada, geralmente, como uma sensação de tristeza e aborrecimento ou, em alguns casos, de desespero. Frustração é a sensação de incapacidade diante de desgostos sofridos, diante de obstáculos difíceis de ultrapassar e que impedem chegar onde se deseja.

A frustração ocorre quando identificamos a realidade entre aquilo que planejamos e o que realmente aconteceu.

 

Olhe para os dias do ano que está terminando e perceba que ELE cuidou de você, de nós.

 

No texto destacado (Jr 29:11) o próprio DEUS, através do profeta, nos motiva a seguir adiante, apesar dos pesares, das frustrações. ELE acredita que podemos levar a cabo a tarefa que nos encomendou. Ele conhece o futuro e seus planos para nós são bons e estão cheios de esperança.

Isto não significa que não teremos dor, problemas nem sofrimento, mas sim que Deus nos ajudará a chegar a um final glorioso que ELE mesmo preparou para nós. ELE estará conosco neste novo ano, ELE nunca nos abandona (Mt 28:20b; Jo 14:18; Hb 13:5).

E se ao olhar para trás você se sentir “frustrado”? Digo: olhe de novo! Olhe direito! Olhe para os dias do ano que está terminando e perceba que ELE cuidou de você, de nós.

Que houve momentos de dor e de tristeza sim, mas ELE não nos abandonou, ELE nos consolou para que não ficássemos abatidos, ELE nos sustentou, nos curou, nos guardou, supriu nossas necessidades, talvez não da forma que queríamos, mas, com certeza, do modo que precisávamos.

Certos deste mesmo cuidado para o novo ano que se inicia, sigamos o conselho de Pedro, o apóstolo do “plano de fidelidade” frustrado (Mc 14:29-31,72; Lc 22:31-34), que nos orienta:

 

…, entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” (1 Pedro 5:7 – NTLH).

 

Em outra versão diz: “lançando sobre ELE toda ansiedade“. Esse verbo “lançar” demanda no só a atividade, o ato de “lançar”, mas também a decisão de “separar-se totalmente de algo“. Desta forma, isso representa uma entrega decidida da preocupação nas mãos de Deus.

Nós nos libertamos das nossas preocupações e ansiedades quando a transformamos em oração (Fp 4:6). E devemos fazer porque ELE se importa conosco, “ELE cuida de nós.” Acredite! Deus não é apenas suficientemente poderoso para dar conta das preocupações de seus filhos, mas ELE também está disposto a fazê-lo.

A palavra ele se importa convosco expressa o cuidado pessoal, paternal, de Deus por seus filhos. Quem compreende isso pela fé ficará feliz por poder lançar todas as preocupações sobre ELE.

Sim, pode acreditar,…  ELE vai cuidar de você!

 

A World Horizons Brasil deseja a todos
um FELIZ e ABENÇOADO ANO NOVO!

 


Início