E agora?

Esta parece ser uma interrogação cada vez mais frequente nestes últimos dias quando nos deparamos com tanta instabilidade, notícias chocantes e uma avalanche de mudanças no Brasil e no mundo. Em alguns momentos nos sentimos totalmente vulneráveis e atônitos diante do futuro. As coisas eram tão diferentes! A sociedade mudou demais! Como pode haver tanta violência? Que liberalismo é esse? Quando a corrupção será extirpada de nosso país? E os meus planos? E o meu ministério? E agora???

“Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.” (Daniel 21:2)

É fato! As vezes nos desesperamos! Sim, acontece com qualquer um de nós! Porém, não nos esqueçamos jamais que Deus é Soberano e permanece no controle da história. Não há surpresas para Ele; Ele conhece o início, o meio e o fim! Ele mesmo disse que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos! Ele esteve conosco no século XX e está agora no século XXI. Pode parecer que tudo está de ponta cabeça… mas, Ele está conosco!

“O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”. (João 3:8)

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Romanos 8:14)

Somos filhos de Deus e portanto guiados pelo Seu Espírito. Que linda verdade! O Espírito Santo, doce Consolador, nos ensina o caminho que devemos andar. O vento do Espírito sopra sobre nós e nos impulsiona em direção à vontade do Pai. Não importa o quão difícil esteja o cenário ou quantas indagações tenhamos em nossos corações; Ele está conosco! Precisamos permanecer em íntima comunhão com Deus para compreender Sua boa, perfeita e agradável vontade! Precisamos nos deixar guiar pelo Espírito!

O maior mandamento é amar ao Senhor com todas as nossas forças! O nosso primeiro e principal chamado é a adoração ao Deus que nos amou e entregou Seu Filho por nós! Não podemos amar mais o nosso ministério do que a Deus! Não podemos amar mais aos povos do que a Deus! Não podemos amar nada neste mundo mais do que a Deus!

Não importa em que lugar estejamos, geograficamente falando, se somos guiados pelo Espírito, Deus mesmo abrirá portas e fechará portas. Se eu estou em Deus, caminhando com fidelidade, em comunhão e oração, e mesmo assim não tenho conseguido retornar ao país alvo, preciso frutificar onde estou, preciso adorar onde estou. A nossa alegria é Cristo! “Porque para mim o viver é Cristo.” (Filipenses 1:21) O centro de nossa vida é Cristo!

Em obediência a Ele temos dedicado nossas vidas e ministérios para que a adoração flua em todos os povos! Ele nos delegou esta importante missão! Claro que nosso coração deve desejar cumprí-la com toda dedicação e esforço, mas se não acontecer como planejamos, Deus está no controle de nossas vidas. Se ficarmos, ficaremos n’Ele! Se formos, iremos n’Ele! Se tivermos que esperar, esperaremos n’Ele! Se tudo mudar, mudaremos n’Ele! O fundamento da nossa alegria não está aqui ou acolá, está n’Ele!

Em Jesus temos esperança, futuro e novos sonhos!

Eu cumpro minha missão quando eu sou quem Deus quer que eu seja, no lugar que Ele quer que eu esteja!

Deus nos ama e nada nos separará de Seu amor!

“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 7:38 e 39)

O vento do Espírito continuará soprando e nos conduzindo sempre em direção à vontade do Pai! “O vento sopra onde quer!” Que seja onde Ele quiser! Somos sal e luz, chamados para adorar, chamados para iluminar em todo tempo e em todo lugar!

Dany Novaes ( Gestora de Negócios e Carreira WH Brasil)