Mil anos de espera

(Uma reflexão sobre a  escalada da ascensão da igreja no irã)

Artigo de Afshin Ziafat,
Pastor, Frisco, Texas

Robert Bruce, um missionário escocês para os muçulmanos iranianos no final do século XIX, escreveu aos seus apoiadores:

Eu não estou colhendo a colheita; eu dificilmente afirmo estar semeando a semente; eu mal estou arando o solo; mas eu estou reunindo as pedras. Isso também é trabalho missionário; que seja apoiado por simpatia amorosa e oração fervorosa ”.

Por muitos anos, o Irã foi uma das regiões mais difíceis do mundo para alcançar o evangelho. Um desenvolvimento significativo ocorreu em 1979, no entanto, com a Revolução Islâmica no Irã. O monarca governante, Shah Mohammed Reza Pahlavi, foi derrubado e, em seu lugar, nasceu uma República Islâmica, liderada pelo aiatolá Khomeini. A lei da Sharia tornou-se a lei da terra, e os clérigos muçulmanos se tornaram os chefes de estado.

Muitos naquela época acreditavam que a revolução levaria a um tempo de florescimento na sociedade iraniana. O novo regime fez grandes promessas sobre direitos e progresso econômico, já que o Irã finalmente estava livre da influência do Ocidente. As leis do homem seriam substituídas pelas leis de Deus, eles alegaram. Sob a República, a conversão para qualquer outra religião era considerada apostasia e poderia ser punida com a morte.


A porta se abre

Ao nos aproximarmos do quadragésimo aniversário da Revolução Islâmica, no entanto, vemos que as orações de muitos cristãos ao longo dos anos foram respondidas, e o clima no Irã é muito diferente. O evangelho espalhou-se por toda a terra de uma maneira sem precedentes, apesar do aumento da perseguição dos cristãos. Para usar as palavras do apóstolo Paulo, “abriu-se uma ampla porta para o trabalho eficaz. . . e há muitos adversários ” (1 Coríntios 16: 9 ).

Em 1979, havia cerca de quinhentos cristãos conhecidos de origem muçulmana no Irã. Em 2005, estimou-se que havia 40.000 cristãos iranianos étnicos (não incluindo cristãos de minorias étnicas que vivem no Irã). Esse número cresceu para cerca de 175.000 cristãos em 2010, de acordo com o Joshua Project.

Hoje, as estimativas médias de cristãos dentro do Irã variam de 300.000 a mais de um milhão, segundo alguns especialistas em missões. A Operation World, uma organização de pesquisa de missões, continua a listar o Irã como a igreja evangélica que mais cresce no mundo. De fato, mais iranianos se tornaram cristãos nos últimos vinte anos do que nos 1.300 anos anteriores, desde que o Islã chegou ao Irã.


Quatro razões para o crescimento

Vários fatores contribuíram para o rápido crescimento da igreja no Irã. Aqui estão quatro dos mais importantes:

  1. Desilusão com o Islã

Desde a época da revolução, o regime islâmico, que prometia muito em termos de desenvolvimento econômico e liberdade, não entregou. Em vez de prosperidade e crescimento, a economia estagnou. As pessoas também foram oprimidas – mulheres punidas por não cobrirem os cabelos, e outras punidas por se manifestarem livremente em protestos. Como resultado, o país se isolou do resto do mundo.

Ironicamente, como a República Islâmica no Irã vinculou a religião e o Estado tão intimamente, a decepção do povo com o governo levou a um grande ceticismo em relação ao Islã. Consequentemente, os iranianos estão cada vez mais abertos a ouvir a mensagem cristã.

  1. Perseguição

 O aumento da perseguição contra os cristãos no Irã serviu tanto como um sinal do rápido crescimento do cristianismo dentro do país e como combustível para um maior crescimento. Na década de 1990, vários líderes-chave da igreja no Irã foram mortos. Um dos mais famosos mártires, Mehdi Dibaj, deu uma defesa perante os tribunais islâmicos antes de sua morte, que se tornou um grito de guerra para muitos cristãos no Irã. Dibaj declarou:

Eu preferiria ter o mundo inteiro contra mim, mas saber que o Deus Todo-Poderoso está comigo; ser chamado apóstata, mas saiba que tenho a aprovação do Deus da glória… A vida para mim é uma oportunidade para servi-lo, e a morte é uma oportunidade melhor de estar com Cristo. Portanto, eu não apenas estou satisfeito em estar na prisão pela honra de seu Santo Nome, mas estou pronto para dar minha vida por amor a Jesus, meu Senhor, e entrar em seu reino mais cedo, o lugar onde os eleitos de Deus entram para a vida eterna.”

Exemplos como este encorajaram a igreja como os fiéis lembram as palavras de Jesus: “Porque você não é do mundo, mas eu te escolhi fora do mundo, portanto o mundo te odeia” (João 15:19 ).

Em 2010, muitos plantadores de igrejas e líderes foram presos. Tive o privilégio de visitar um desses irmãos fiéis depois que ele cumpriu cinco anos de prisão. Ele contou o momento em que recebeu notícias de que muitos de seus colegas estavam sendo presos.

Resumidamente, ele considerou fugir. Mas então ele se lembrou das palavras de Jesus de João 10, que ele não é o empregado que vê os lobos vindo e foge, mas ele é um bom pastor, que dá a vida por suas ovelhas (João 10: 11-12). Ele me disse que foi para casa sabendo que isso levaria à sua prisão, mas ele viu a prisão como uma designação de Deus para ser um posto ministerial para ele alcançar muitos na prisão.

Essa perseguição serviu para motivar ainda mais o zelo evangelístico entre os cristãos iranianos. Esses servos fiéis são exemplos modernos de Paulo, que certa vez escreveu:

A maioria dos irmãos, tendo-se confessado no Senhor pela minha prisão, é muito mais ousada para falar a palavra sem temor” (Filipenses 1:14).

  1. A diáspora e o uso da mídia

Um número incontável de cristãos iranianos foi espalhado pelo mundo. Muitos desses santos sentem um chamado singular para continuar apoiando o trabalho de promoção do evangelho dentro do Irã a partir do exterior.

O avanço da tecnologia através da Internet e da televisão por satélite tornou a mensagem cristã mais acessível aos iranianos que talvez nunca tenham se encontrado com um cristão. Os cristãos da diáspora têm estado ativos na transmissão do evangelho e ensino bíblico para o Irã. Na última década, a mídia social também tem sido uma ferramenta poderosa para alcançar os iranianos e ensinar-lhes as verdades das Escrituras.

  1. Distribuição bíblica

Embora a perseguição não tenha produzido os resultados que as autoridades iranianas queriam, eles continuaram trabalhando duro para acabar com a mensagem do cristianismo. A Bíblia (especialmente o Novo Testamento) é uma literatura proibida no Irã.

Mas o povo tem fome da palavra de Deus. Houve mais de dois milhões de novos testamentos impressos nos últimos anos para divulgação no Irã, e cerca de 180.000 Bíblias inteiras foram distribuídas no país. Como Paulo disse a Timóteo: “A palavra de Deus não está presa!” (2 Timóteo 2:9).


Três motivos de oração

Estes são alguns fatores que contribuíram para o rápido crescimento da igreja no Irã. Mas no final das contas, o reino de Cristo está se espalhando dentro do Irã porque o Espírito de Deus está se movendo poderosamente. Embora tenha havido grande progresso, a necessidade de oração e apoio continua a ser grande. Você se juntaria a mim orando pelo Irã – seu povo e líderes? Aqui estão três maneiras pelas quais você pode orar pela igreja:

  1. Coragem

Embora o número de igrejas domésticas e cristãos esteja crescendo a cada dia, a oposição continua. Cristãos iranianos continuam sendo presos e acusados ​​de agir contra a segurança nacional. As igrejas domésticas continuam a se reunir secretamente enquanto mudam seus horários de reunião e locais para permanecer indetectáveis. Os cristãos continuam a evangelizar, sabendo que estão colocando suas vidas em risco.

  1. Unidade

 Como a maior parte da atividade da igreja é feita secretamente, os cristãos são isolados uns dos outros. Os líderes iranianos são forçados a trabalhar secretamente e, portanto, separados uns dos outros. As preocupações de segurança dificultam os esforços de colaboração, mesmo entre os ministérios fora do Irã que trabalham dentro do país. Tudo isso cria obstáculos para a união.

  1. Líderes treinados

A natureza da igreja clandestina é tal que, muitas vezes, os líderes das igrejas domésticas são desqualificados e destreinados, e às vezes, não há pastor no grupo e os crentes reunidos estão sendo alimentados exclusivamente através da TV por satélite. Alguns dos ensinamentos que a igreja absorve não são uma teologia sólida.

Os iranianos não têm o mesmo acesso à literatura cristã e ao treinamento que muitos crentes fazem em todo o resto do mundo. Há ministérios que já estão trabalhando duro para atender a essa necessidade, disponibilizando treinamento de qualidade para os líderes, e precisamos orar por esse trabalho.

Estas palavras de Jesus podem resumir melhor a situação no Irã:

A colheita é abundante, mas os trabalhadores são poucos; portanto orai sinceramente ao Senhor da seara, para enviar trabalhadores para a sua seara” (Mateus 9: 37–38).

Vamos orar para que o Senhor da colheita continue enviando seus trabalhadores por todo o Irã, para que milhões de iranianos encontrem perdão, paz e a esperança da glória através do evangelho de Jesus Cristo.


Afshin Ziafat ( @afshinziafat ) é pastor principal da Providence Church em Frisco, Texas. Sua paixão é ensinar a palavra de Deus como autoridade e guia para a vida, pregar Jesus Cristo como o único Salvador e Redentor da humanidade e proclamar o amor de Cristo como o maior tesouro e esperança na vida. Ele e sua esposa, Meredith, atualmente residem em Frisco com seus três filhos.
Fonte/texto original em inglês:
https://www.desiringgod.org/articles/worth-a-thousand-years-of-waiting

Início