Calebe, um exemplo de missões na Melhor Idade

“Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.”

(Josué 14:11).

A história de Calebe, crente de verdade, temente e submisso a Deus, fiel desde o princípio, é um exemplo de digno de nota e de ser seguida.  Como membro do grupo de espiões que enviados para inspecionar a Terra Prometida, embora tivesse visto a realidade que seria encontrada, sabia que Deus ajudaria o povo a conquistar a terra (Nm 13:3033). Talvez “sua experiência de vida”, visto que estava com 40 anos na época (Josué 14:7), tenha sido a base de sua fé e coragem para crer na conquista sob a Palavra de Deus. Mas, sua atitude de encorajar o povo foi que fez com que Deus lhe prometesse uma parte da terra como herança pessoal e especial (Nm 14:24; Dt 1:34-36).

Décadas mais tarde, exatamente 45 anos depois, no auge de sua “Melhor Idade” aos 85 anos com mais experiência e conhecimento por causa das lutas e batalhas, quase já no final de sua “carreira” como um dos generais das tropas de Israel, ao lado de Josué na conquista de Canaã, sua fé e coragem seguiam firmes, embora ainda houvesse “gigantes na terra”, na terra prometida a ele como herança, Calebe sabia que o Senhor lhe ajudaria a conquistá-la vencendo esses gigantes (Josué 14:11-13).

Como Calebe, devemos ser fiéis a Deus, não só no início de nosso caminho com ELE, ou ao longo de nossa vida, onde travamos lutas e batalhas para conquistarmos nossa “herança eterna” como porção “para o descanso(Hebreus 4:1-16). Talvez seja especialmente no final, depois de uma boa caminhada com lutas e batalhas travadas, com base em nossos erros e acertos do passado é que nos tornamos “mais experientes” no presente tendo confiança para mostrar a força e a coragem da nossa fé para uma nova geração que desejam “conquistar a terra” para o Senhor do Reino. Um exemplo de que “melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; …” (Eclesiastes 7:8).

É importante ressaltar que Calebe, já na sua “Melhor Idade”, depois de travar mais lutas e batalhas para expulsar os gigantes chamados de “anaquins” da terra de Hebrom, sua “herança especial” (um símbolo das realizações pessoais de nossa vida, baseada em nossa capacidade e competência como: formação acadêmica, sucesso profissional, bens materiais, conquistas pessoais, etc.), mais tarde, de boa vontade, entregou sua cidade (sua conquista) aos levitas e foi morar nas adjacências da região (Josué 14:13-14; 21:11-13).

 



Missões na Melhor Idade – O livro

Para quem acha que “já passou da idade” para se envolver com missões, não pode deixar de ler o livro: “Missões na Melhor Idade”, cujo propósito é despertar e demonstrar que o envolvimento com a obra missionária seja, talvez até mais viável, para um grupo específico de pessoas da faixa etária adulta, cuja experiência pessoal no Corpo de Cristo (Igreja) aliada ao conhecimento e habilidade  pessoal (empírico) ou por formação técnico-profissional pode fazer a diferença no Reino de Deus no campo missionário.

Com base em suas experiências pessoais, o autor Adercio Silva Corrêa, aponta caminhos (ou possibilidades) para que qualquer pessoa, na sua “Melhor Idade”, possa, como ele, atuar em missões, começando com o simples, mais importantíssimo, ato da  oração, ou visitas a campos missionários em  viagens de curto prazo, leituras de livros e revistas que abram seus olhos e o coração para as necessidades mundiais da expansão do Reino no campo das missões locais e mundiais.

O autor fala ainda de ações mais vigorosas, como investir generosamente na expansão do Reino, cooperando com os trabalhadores que estão nos mais diversos campos de atuação missionárias atuais, criando, por exemplo, pequenos grupos de parceiros ministeriais no WhatsApp para orar e ofertar de forma intencional. Esse é um exemplo do uso de ferramentas, desse mundo globalizado digitalmente, cujas “fronteiras” étnicas, de idiomas, sociais, etc., são rompidas e seu impacto tem, verdadeiramente, “mudado a geografia do mundo”!

A finalidade principal do livro é demonstrar que as missões cristãs devem aproveitar a “mão de obra experiente, profissional e qualificada”, sentadas nos bancos da Igreja, para testemunhar sobre Cristo com a vida, tendo seu sustento por meio do próprio trabalho, como aposentado (ou quase) e oferecendo sua contribuição nos campos missionários por meio da sua profissão e experiência para expansão do Reino de Deus “até os confins da Terra”.

 


 

Sobre o Autor do Livro

Adércio da Silva Corrêa, casado com sua “parceira de missões” Ilda Fernandes, é pai de 3 filhas maravilhosas que servem ao Senhor. Concluiu o seminário Batista no ano de 1983, foi pastor durante 16 anos, possuindo ainda cursos nas áreas da antropologia social.

Aposentado como profissional em tecnologia gráfica, onde trabalhou por 40 anos, atualmente é professor de seminário e Pastor-missionário.

Aliando sua experiência como Pastor a sua bagagem de conhecimento profissional, já esteve em 4 continentes exercendo atividades como “Profissional em Missões”.

Em seu último trabalho de campo, esteve na Ásia Central para treinamento de obreiros locais. Com experiência como empresário e diretor de sua própria empresa, esteve na África, exercendo gestão empresarial no ano de 2004.

Na Ucrânia, trabalhou junto com empresários americanos e russos para estabelecer uma empresa gráfica e editora de livros e evangélicos.


por Anderson Fazzion
WH Brasil


Início