Profissionais no Vale de Jequitinhonha

Em janeiro 23 jovens foram participar do projeto Verão que Vale, organizado pela Visão Mundial em parceria com a Associação de Moradores e Amigos de Itinga (AMAI) e a Máquina do Bem, em três cidades da região: Itinga, Pasmado e Jenipapo. O grupo era composto por artistas, fotógrafos, dentistas, jornalistas, arquitetos, professores e pessoas de diversas outras áreas.

Uma das ações do projeto em Jenipapo foi a construção de uma brinquedoteca. Um espaço com livros, brinquedos, televisão e videogame para ajudar no desenvolvimento das crianças. Antes, os 200 alunos da única escola do município de Jenipapo brincavam entre os túmulos de um cemitério que existe atrás do colégio, agora poderão se divertir e aprender na brinquedoteca.

Na cidade de Pasmado, os voluntários da Visão Mundial construíram um jardim vertical na escola municipal. “Revitalizar significa ‘dar nova vida’, e a revitalização de um espaço destinado às crianças é mais do que uma nova vida, é proporcionar que ela sonhe, que tenha a oportunidade de crescer e saber que tem o direito de ser feliz”, disse a arquiteta Karina Sartori, responsável pelas ações do jardim e da brinquedoteca. Alguns voluntários trabalharam com visitas às famílias das cidades de Caldeirão, Jacaré e Pasmadim. A dentista Miriane Bittencourt viajou por toda a região aplicando oficinas de escovação e higiene bucal para 89 crianças. Após as palestras, cada criança recebeu um kit odontológico.

Uma excelente iniciativa, não é mesmo? Que o Senhor ajude nossas igrejas a estarem atentas para os desafios que estão ao redor de nós. Precisamos, enquanto é dia, sermos mais relevantes na sociedade onde vivemos.