TREINAMENTO BÁSICO EM MISSÕES TRANSCULTURAIS

(Para conhecimento: todos os treinamentos, cursos e oficinas  da WH Brasil são “Cursos Livres” amparados pelo Art. 42 da Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB).

“Existimos em favor dos lugares e povos ainda sem oração, das igrejas ainda não plantadas e dos missionários ainda não enviados.”

World Horizons Brasil (WH Brasil) é um movimento de oração, trabalho pioneiro, profético e pastoral em missões que existe a favor dos lugares onde Cristo não foi anunciado, das igrejas que ainda não foram plantadas e dos missionários que ainda não foram enviados. Operamos em 29 países do mundo, e no Brasil desde 1992.

Temos como valores principais o trabalho voluntário que é oferecido por cada um de nossos membros, com responsabilidade pessoal, trabalho em equipe tendo como alvo plantar igrejas ou comunidades de discípulos de Cristo entre todos os povos Terra, especialmente os menos alcançados pelo evangelho. Somos pessoas comuns, uma família multicultural e interdenominacional.

Vivemos aprendendo uns com os outros. Procuramos a excelência em liderança e promover o desenvolvimento do potencial dos indivíduos. Cremos na operação dos dons e habilidades que cada membro do corpo de Cristo pode exercer.

Então, se você acha que Deus está te chamando para fazer parte da Igreja que quer obedecer e completar a “Grande Comissão” de Jesus, venha e veja o que fazemos, talvez nosso Pai quer que você faça parte de nossa equipe. Na World Horizons Brasil há um lugar para você!

Conheça mais sobre nossa organização acessando Quem somos e Onde estamos em nosso site!

 

Deus nos escolheu para ir à procura dos perdidos, e o Brasil se encontra entre os 12 países que enviam mais missionários transculturais ao mundo, sendo estes destacados pela qualidade do trabalho que desenvolvem e a facilidade de se inserirem em muitas culturas. Neste tempo cremos que Deus está levantando pessoas para continuar mudando o destino das nações. A WH Brasil oferece a você um treinamento Missionário de qualidade:

  • Por que é um treinamento efetivo que forma ao candidato nas áreas de caráter, bíblia e teologia, idiomas e prática transcultural. Não só são somente aulas, mas experiências de campo, vivencias reais e dinâmicas.
  • Por que canalizamos o envio a servir nos lugares mais desafiantes da terra, com equipes no campo, principalmente na Janela 10-40. Nossa estrutura a nível internacional procura atender as necessidades dos missionários de maneira pontual.
  • Por que as equipes de professores são de pastores experientes, líderes e missionários com experiência de campo que vêm para dar aulas e demais profissionais especializados nas áreas específicas.
  • Por que é um ambiente de novidade, uma família de pessoas de diferentes culturas, nacionalidades e contextos de vida que nos permite crescer juntos e aprender uns com os outros.
  • Por que a experiência e os resultados em mais de 33 anos nos dizem que vamos por bom caminho e temos consultores e anciãos para dar consultoria e apoio a projetos.

 

 

Todos aqueles que sabem que têm um chamado específico e que estão dispostos a servir em qualquer lugar do mundo num estilo de vida normal, exercendo seu ministério com o objetivo de expandir o Reino servindo como discípulo de Cristo com intencionalidade e determinado a anunciar a mensagem do Evangelho no contexto onde more e trabalhe.

Motivar os foram chamados a servir com seus dons, talentos e habilidades nos lugares onde Cristo não tenha ainda sido anunciado ou onde o testemunho cristão seja escasso.

Fornecer ferramentas práticas nas áreas de doutrina e vida cristã, vida em contextos culturais diferentes, trabalho em equipe, assessoria linguística, orientação vocacional, assim como outras disciplinas em áreas necessárias para permanecer como testemunha de Cristo em lugares atípicos e diante de desafios espirituais relevantes.

Engajar pessoas a treinamento complementares para se dedicar ao serviço missionário.

 

Matérias do Curso Intensivo
(Modalidade internato)

 

 

TEOLÓGICAS

  1. Base bíblica de missões;

  2. Vida devocional;

  3. Teologia I (introdução ao estudo da teologia e a Doutrina de Deus);

  4. Teologia II (Cristologia e Soteriologia);

  5. Teologia III (Pneumatologia e Eclesiologia);

  6. Teologia IV (Escatologia);

  7. Novo testamento I (Introdução e Evangelhos);

  8. Novo testamento II (Epístolas);

  9. Livro de Atos;

  10. Hermenêutica;

  11. Exegese;

  12. Métodos de evangelismo;

  13. Evangelismo cronológico;

  14. Antigo testamento (pentateuco);

  15. Antigo testamento (livros históricos);

  16. Antigo testamento (profetas);

  17. Antigo testamento (livros poéticos);

  18. História da Igreja;

  19. Homilética;

  20. Ética cristã.

 

MISSIOLÓGICAS

  1. Panorama mundial e mobilização missionária;

  2. Antropologia missionária;

  3. Contextualização e comunicação transcultural;

  4. História das missões;

  5. Fenomenologia da religião, hinduísmo, budismo;

  6. Introdução ao islã;

  7. Guerra espiritual em missões;

  8. Missão integral;

  9. Fazedores de tendas;

  10. Pioneirismo em missões;

  11. Ministério infantil;

  12. Liderança do século XXI;

  13. Testemunhos de missionários e panorama dos campos onde a WH atua;

  14. Relacionamentos e vida em equipe;

  15. Dt (desenvolvimento humano);

  16. Bem-estar integral do missionário;

  17. Ministério ao mundo islâmico e Apologética aplicada ao islã.

 

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

  1. Orientação vocacional;

  2. Habilidades e dons do Espírito Santo;

  3. Missões e negócios (BaM);

  4. Conceitos financeiros e mordomia cristã;

  5. Gestão de projetos;

  6. Plantação de igrejas;

  7. Formação de uma equipe de sócios;

  8. Treinamento físico;

  9. Saúde e primeiros socorros;

  10. Metodologia da pesquisa;

  11. Direitos humanos internacionais;

  12. Segurança online.

 

LINGUÍSTICAS

  1. Introdução a Linguística e adquisição de uma segunda língua (A2l);

  2. Alfabetização internacional;

  3. Curso de inglês (contínuo);

  4. Fonética e fonologia;

  5. Espanhol.

 

ELETIVAS

  1. Curso de Francês: Dependendo do número de candidatos chamados a trabalhar no oeste africano, será fornecido um curso de francês para que os estudantes cheguem com uma base forte no Senegal, para estudar ali mais um pouco e logo seguir para os outros países onde desejam servir;

  2. Curso práticos para profissões diversas: Em tendo disponibilidade, os alunos poderão participar de cursos eventuais de profissionalização em alguma área.

 

ATIVIDADES EXTRAS

  1. Mobilização Missionária: Durante todo o treinamento, todos os estudantes participam de mobilizações em equipe que a missão faz nas igrejas de acordo programação prévia. Isto pode incluir saídas a outros estados do Brasil e também a países vizinhos. As mobilizações ajudam ao candidato a desenvolver a comunicação da visão ao corpo de Cristo, levantar recursos e formar a equipe de sócios em ministério.

  2. Ministério e Comunhão nas Igrejas Locais: Durante todo o treinamento, todos os estudantes participam nos programas de discipulado e/ou intercessão em igrejas locais. A ideia é fazer do evangelismo e discipulado uma experiencia prática, pois plantação de igrejas no contexto bíblico é a vida do missionário. Também é possível prestar assistência a ONGs que ofereçam serviço social ou projetos similares aos que a WH desenvolve no mundo.

  3. Leituras Dirigidas: Durante o treinamento, os estudantes terão leituras de textos selecionados para desenvolvimento em áreas específicas.

  4. Imersão Cultural Prática (Paraguai e Guiana Inglesa): Todos os estudantes terão dois períodos de imersão cultural, 3 meses no Paraguai e 3 meses na Guiana Inglesa, onde terão a oportunidade de experimentar a prática do aprendizado da língua hispana e inglesa, além de evangelizar e interagir com pessoas de culturas totalmente diferente da nossa e praticantes de religiões comuns na Janela 10-40.

  5. Orientação pré-campo e visita Ao Reino Unido: O candidato precisa fazer todos os trâmites e documentação geral antes de vir ao treinamento, já que ficaria muito complicado outorgar permissão durante o treinamento – exceto em casos especiais. Também se recomenda que a caminho do campo, os candidatos passem pela nossa base central no País de Gales, para conhecer a forma em que a missão funciona e para praticar inglês (3 a 4), já que o inglês é o idioma de comunicação internacional na missão, porém podemos considerar casos específicos onde possamos liberar obreiros que querem ir diretamente ao campo, em acordo prévio com a liderança do campo que o receberá. É importante salientar que a conclusão do treinamento não garante ao candidato sua saída imediata ao campo, porém depende de fatores tais como sustento completo, aprovação da igreja enviadora, e aprovação total da liderança da missão. Não cumprir com as metas do treinamento, é lógico, impossibilita a aprovação de saída do candidato ao campo. Trata-se de um treinamento onde as pessoas podem ser demitidas por comportamentos não alinhados com a conduta cristã. Não obstante, nossa meta é procurar o melhor em cada filho de Deus, e ajudar a cada um a chegar aonde Deus tem chamado, mesmo com as fraquezas que cada um de nós temos. (Ver Hebreus 5.2-4).

 

Cronograma do próximo Treinamento 2020/2021

 

(Clique na imagem para ampliar)

 

 

Após a conclusão do treinamento a WH Brasil poderá oferecer aos interessados um Estágio Missionário Transcultural Supervisionado Não Remunerado (missão de curto prazo, temporária e não remunerado) dentro de sua área de competência a ser exercido nos seguintes países/regiões:

 

      • Ribeirinhos do Amazonas (Pará);
      • Paraguai;
      • França;
      • Liverpool;
      • Países do continente Africano, Asiático e do Oriente Médio.

 

A WH Brasil auxiliará na preparação para o estágio indicando as possibilidades de atuação e exercício da profissão, ofício ou habilidades pessoais, os valores de custo das viagens e estadias, e conectando os interessados com Obreiros e Líderes de Campo nos países/regiões acima elencados.

 

 

ATENÇÃO!

 

Todos os custos e despesas de viagens e estadias oferecidas como Estágio Missionário Transcultural Supervisionado Não Remunerado disponibilizado pela WH Brasil são custeados pelos próprios participantes interessados. A WH Brasil se prontifica em organizar o estágio, assessorar sobre toda preparação para a viagem e em ter uma Equipe de Obreiros ou Líderes de Campo para receber, guiar, orientar e alojar os interessados, onde for acontecer o estágio e dentro do que será proposto como atividades do estágio missionário.

Deixamos claro também que não garantimos a disponibilidade de um Estágio Missionário Transcultural Não Remunerado a todos os que concluam o treinamento, visto que isso dependerá, na época, da disponibilidade e necessidade dos nossos campos e do perfil profissional/pessoal do interessado. Além disso, para um estágio missionário ou ida definitiva, poderá ser requerido outros treinamentos complementares para que o interessado seja recebido por uma de nossas equipes.

Dessa forma, somente se o interessado reunir as condições e preencher os requisitos que nossa Organização determina para o envio de um missionário ou família missionária ao campo, e uma vez alinhados os detalhes com a igreja na qual o interessado (ou família interessada) seja membro, este poderá ser admitido como Estagiário em Missões Transculturais Não Remunerado (curto, médio e longo prazo) ou como Membro Missionário de nossa organização para servir em uma de nossas equipes em um de nossos campos ao redor do mundo.

 

Os aspectos gerais que nossa organização requer para o envio são:

 

      • Conhecimento da Doutrina Cristã Bíblica;
      • Caráter cristão, experiencia de vida e testemunho;
      • Ser estável nas áreas: familiar, emocional, financeira, entre outros aspectos de suporte físico-psicoemocional;
      • Ser membro reconhecido da Igreja enviadora;
      • Ter conhecimento prévio da língua do país onde irá servir ou uma outra que sirva de ponte;
      • Ser aprovado em avaliação de conhecimento das doutrinas cristãs básicas necessária a quem deseja servir no Reino de Deus.

 


Requisitos para inscrição, admissão e realização de todo o TREINAMENTO BÁSICO EM MISSÕES TRANSCULTURAIS (médio prazo):

 

  1. Ser maior de idade e segundo grau completo;
  2. Ter passaporte e demais documentos em dia (CPF, RG, TÍTULO DE ELEITOR), incluindo dos filhos e cônjuge (se houver);
  3. Ter mínimo 2 (dois) anos de batizado e carta de recomendação pastoral ou da diretoria da Igreja;
  4. Não ter dívidas pessoais;
  5. Possuir certidão de antecedentes criminais (emitido pelo DPF);
  6. Fazer checkup médico e psicológico requerido;
  7. Preencher o formulário de admissão e nos remetê-lo com uma foto 3×4 para arquivo;
  8. Comparecer/participar de uma entrevista pessoal (presencial ou online) com a liderança da WH Brasil;
  9. Possuir sustento financeiro de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) por mês para custear o treinamento, moradia e alimentação;
    (Observação: caso não tenha o valor total para as despesas mensais e desejar fazer o treinamento, entre em contato para avaliarmos sua situação);
  10. Pagar INSS e demais obrigações de previdência social.

 

ATENÇÃO!

Ressaltamos que o sustento e manutenção do candidato durante seu treinamento e, se enviado, durante toda sua permanência no campo, é de responsabilidade da Igreja enviadora e mantenedores do próprio candidato.

 

VALORES E DATAS DE PAGAMENTO

 

O valor mensal do TREINAMENTO BÁSICO EM MISSÕES TRANSCULTURAIS (médio prazo):

 

Ainda serão definidas novas datas e valores para o próximo treinamento.

Qualquer dúvida, por favor entre em contato!

 

FORMAS DE PAGAMENTO

 

Os valores poderão ser pagos nas datas acima determinadas da seguinte forma:

 

Ainda serão definidas novas datas e valores para o próximo treinamento.

Qualquer dúvida, por favor entre em contato!

 

Use o formulário abaixo para nos enviar sua mensagem e tirar suas dúvidas com a Coordenadoria de Ensino e Treinamento da WH Brasil.

 

 

[contact-form-7 id=”6238″ title=”Contato com Ensino e Treinamento”]

 

 

Caso o fomulário acima dê algum erro, envie suas dúvidas e solicitações para o e-mail ou mensagem WhatsApp para:

ensino.e.treinamento@whbrasil.org

+55 11 98340-3548

(Clique neles para abrir e iniciar a mensagem)