INICIATIVA PIONEIRA

PARAGUAI / 2023

Data final de inscrição: 31/08/2023
Início do Treinamento: 01/09/2023
“Tenho uma vela de vida para queimar, e prefiro queimá-la em uma terra cheia de escuridão que em uma terra inundada de luz.”
(John Keith Falconer)

O projeto INICIATIVA PIONEIRA é um compromisso de 3 (três) anos destinado a preparar missionários para ir a alguns dos lugares mais difíceis do mundo, não apenas sobreviver nestes lugares, mas prosperar no Reino.

São 9 (nove) meses de treinamento no Paraguai e, em seguida, um período de 2 (dois) anos para ser pioneiro em um novo ministério ou apoiar um ministério existente entre os povos menos alcançados do mundo.

primeiro projeto Iniciativa Pioneira foi feito no Reino Unido com estágios na Jordânia, Escócia e Egito. A equipe formada se converteu em um grupo de pioneiros no sudeste asiático. Nosso próximo Iniciativa Pioneira será a partir de setembro de 2023 no Paraguai e enviará os candidatos aos povos não alcançadas em diversas nações.

A World Horizons trabalha na capacitação e envio de mais obreiros à Seara do Senhor, por isso, assumimos o compromisso radical de “não descansar até que todos ouçam”.

Te desafiamos a entrar em um período de busca ao Senhor, a fim de conhecer a vontade dEle para sua vida e, se assim for, obedecê-Lo! Assumindo o desafio de ir, atendendo a este chamado Radical!

 


 

 

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ASSISTA A APRESENTAÇÃO DO PROJETO

 

 

(Clique ou toque na imagem acima para acessar ao vídeo)

 


“Existimos em favor dos lugares e povos ainda sem oração, das igrejas ainda não plantadas e dos missionários ainda não enviados.”

 

A World Horizons (WH) nasceu nos anos 70 em Llanelli, no País de Gales, através da visão do pastor galês Rowland Evans, que começou a treinar jovens para pregar o evangelho aos povos não-alcançados.

A WH se tornou uma família multicultural, operando em 40 países com mais de 300 missionários de mais de 35 nacionalidades, e um movimento de oração, trabalho pioneiro, profético e pastoral em missões que existe a favor dos lugares onde Cristo não foi anunciado, das igrejas que ainda não foram plantadas e dos missionários que ainda não foram enviados.

Somos pessoas comuns, uma família multicultural e interdenominacional, aprendendo uns com os outros e procurando a excelência em liderança para promover o desenvolvimento do potencial dos indivíduos para servirem a Cristo em Missões individualmente e como Igreja. Cremos na operação dos dons e habilidades que cada membro do corpo de Cristo tem e pode exercer.

Temos como valores principais o trabalho voluntário que é oferecido por cada um de nossos membros, com responsabilidade pessoal e trabalho em equipe, tendo como alvo a plantação de igrejas ou comunidades de discípulos de Cristo entre todos os povos da Terra, especialmente os menos alcançados pelo evangelho na “Janela 10X40”, onde se encontram:

  • Alguns países com as maiores populações do mundo;
  • O maior número de grupos étnicos menos alcançados do mundo;
  • O maior número de adeptos das religiões nãos cristãs do mundo;
  • O maior número de povos em estado de pobreza do mundo; e,
  • Os principais conflitos bélicos e étnicos atuais no mundo.

 

Para tanto, nós:

  • Trabalhamos em parceria com a igreja global na tarefa inacabada de discipular povos e nações;
  • Inspiramos, treinamos e equipamos cristãos do mundo todo para ministérios transculturais efetivos, principalmente entre os povos menos alcançados da Terra;
  • Somos um movimento pioneiro, provendo liderança, prestação de contas e apoio para equipes empreenderem aquilo que acreditamos que Deus tem colocado em nossos corações;
  • Somos um movimento de oração, nós oramos, ouvimos e obedecemos àquilo que o Senhor nos determina;
  • Somos uma família, acolhemos nossos membros de diferentes culturas para juntos, seguirmos ao Senhor naquilo que Ele tem feito nas nações;
  • Nossas equipes, de curto e longo prazo, envolvem-se em oração, evangelismo e discipulado, desenvolvimento sustentável e iniciativas de negócios para ver indivíduos e comunidades transformadas, igrejas plantadas e fortalecidas;
  • Como agência missionária interdenominacional, dispomos de parceria com diversas organizações, igrejas e denominações, disponibilizando treinamentos para o desenvolvimento pessoal individual e de equipes, assessorando projetos missionários e contextualizando-o com a realidade local.

Então, se você acha que Deus está te chamando para fazer parte da Igreja que quer obedecer e completar a “Grande Comissão” de Jesus (Mt 28:18-20; Mc 16:15-16; Lc 24:47-48; At 1:8), venha e veja o que fazemos, talvez nosso Pai quer que você faça parte de nossa equipe.

 

Na World Horizons há um lugar para você!

 

Conheça mais sobre nossa organização acessando: “Quem somos” e “Onde estamos” no site da WH Brasil.

 


 

FORMAR EQUIPES MULTICULTURAIS PARA FAZER MISSÕES ENTRE POVOS NÃO ALCANÇADOS

 

Formar obreiros multiculturais não só oferecendo informações e conteúdos dos aspectos espirituais de missões, mas desenvolvendo o caráter e habilidades práticas necessárias para que o interessado em fazer missões possa viver em lugares  difíceis, diante do desafio de aprender o idioma e a cultura local de maneira efetiva.

Diferente da maioria dos treinamentos missionários, no projeto Iniciativa Pioneira as pessoas são treinadas em um grupo multicultural para depois serem enviadas como equipe para o campo missionário. Ou seja, são enviadas como um grupo já integrado e adaptado para atuarem juntos.

A intenção é que o relacionamento da equipe se forme durante os 9 (nove) meses de treinamento e não seja perdido em seguida, pela divisão do grupo no envio distinto, pelo contrário, desejamos que cada equipe formada se fortaleça ainda mais com a chegada no campo missionário.

Por isso, formamos essas equipes para serem, desde o início, multiculturais, multilinguística e com os mais diversos dons e talentos para que, juntos, possam servir da forma mais efetiva possível, ao Rei na edificação do Reino.

 


 

 

PORQUE PRECISAM VIVER EM EQUIPE PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS

 

Duas das principais razões do porquê os missionários não sobrevivem a longo tempo no campo são:

1) Falta de uma boa dinâmica de equipe e desunião entre os membros;

2) Não conseguir desenvolver resiliência em meio a ambientes difíceis.

No projeto Iniciativa Pioneira abordamos estes dois temas. Treinamos os candidatos em equipes estabelecidas multiculturalmente, ensinando-os a lidar com os desafios transculturais da equipe.

Com isso, temos a possibilidade de tratar o problema na raiz da desunião e divisão por divergência culturais ainda no início do treinamento enquanto os capacitamos para trabalharem de forma transcultural, submetendo-os a situações de pressão a fim de fazer reluzir o verdadeiro caráter de cada candidato. Depois revisamos, processamos e assessoramos no alinhamento da equipe.

Para tanto, individualmente e em equipe, os candidatos passarão horas em oração e adoração durante o curso, permitindo que o Espírito Santo os una, desenvolvendo uma cultura de transparência e confissão para evitar que o inimigo encontre brechas entre eles. Temos isto como chave para o bom testemunho com base em João 13:35, que diz: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”

Preparar os candidatos para os desafios físicos da missão também é extremamente importante e para decidir o que se deve ou não deve ensinar no nosso treinamento, reunimos vários pioneiros de nosso movimento e lhes perguntamos em que gostariam de ter sido capacitados antes de irem para o campo.

Estes pioneiros tem trabalhado há muito tempo nos lugares mais difíceis do mundo e, como base em suas experiências pessoais, em equipes e em liderança de equipes, desenvolvemos o currículo de capacitação do projeto Iniciativa Pioneira.

As habilidades citadas por eles variam desde colocação de tijolos até agricultura, instalação de painéis solares, filtragem de água, medicina natural, conserto e mecânica de motos e muito mais. Por isso preparamos a nossos candidatos para ir onde o Senhor os enviar, com a maior segurança e capacitação possível.

 


 

 

PORQUE O PARAGUAI É, EM SI, ETNICAMENTE E CULTURALMENTE DIVERSO

 

Por ser um treinamento multicultural, os candidatos se beneficiarão da experiência de viver em um país onde se fala, oficialmente, mais de um idioma, vivenciando assim uma realidade similar que encontrará na maioria dos países com povos não alcançados.

Além disso, a composição étnica e religiosa do país colocará os candidatos em um contexto cheio de contrastes culturais e religiosos como campo para treinamento evangelístico, discipulado e de adaptação em um ambiente transcultural.

Dessa forma os candidatos serão expostos a situações e ambientes diversos onde poderão contextualizar a mensagem do evangelho, da mesma forma que farão num país com povos não alcançados onde, futuramente, poderão servir.

 


 

 

SERÃO NOVE MESES INTENSIVOS

 

O plano de estudos se divide nas áreas espirituais, de habilidades práticas e na formação do caráter. Cremos que assim Deus deve ser glorificado em todos os aspectos de nossas vidas, por isso, consideramos tudo que fazemos como espiritual.

 

ÁREAS ESPIRITUAIS DO TREINAMENTO

1) Introdução a World Horizons;
2) Base bíblica de Missões transculturais;
3) Oração;
4) Ferramentas básicas de estudo das Escrituras (Hermenêutica);
5) Dons espirituais e ministeriais;
6) Guerra Espiritual;
7) Vida em equipe multicultural;
8) Liderança e seguimento;
9) Contextualização missional;
10) Aprendizagem de idiomas;
11) Discipulado;
12) Plantação de igrejas;
13) Religiões e cosmovisões mundiais;
14) Bem estar a longo prazo;
15) Mentoría; e,
16) Elementos básicos de formação em segurança.

 

HABILIDADES PRÁTICAS

  • Marcenaria;
  • Eletricidade;
  • Colocação de tijolos e argamassa;
  • Panificação;
  • Nutrição;
  • Agricultura;
  • Orçamentos, Excel e gestão financeira;
  • Birkman – perfil de personalidade;
  • Navegação e leitura de mapas;
  • Habilidades para acampar;
  • Cozinhar (No fogão e em fogueira);
  • Filtragem de água;
  • Nós e sistemas de cordas;
  • Preparar e realizar viagens e expedições;
  • Trabalho com refugiados;
  • Al Massira – estratégia de alcançar muçulmanos;
  • Exercícios físicos (durante o treinamento e para criar uma rotina na sua vida missionária);
  • Disciplinas espirituais: jejum, caminhada de oração, retiros espirituais; e,
  • Estudo e memorização da Bíblia (incluído a leitura de toda a Bíblia).

 

ELEMENTOS DE CARÁCTER

  • Formação no caráter dos candidatos:
  • Humildade – servir uns aos outros;
  • Transparência;
  • Perseverança;
  • Empatia – aprender a compreender outras pessoas.
  • Cura Interior.

 


 

 

FASES DO PROJETO INICIATIVA PIONEIRA

 

Abaixo você tem uma representação gráfica do cronograma das Fases do projeto Iniciativa Pioneira 2023

 

(Toque/clique para ampliar)

 


 

 

VALORES, CUSTOS E PAGAMENTOS

 

Durante os 9 (nove) meses de capacitação, os candidatos deverão pagar U$ 300,00 (trezentos dólares) por mês para cobrir as despesas relacionadas com o treinamento.

Este valor fixo cobre a hospedagem, alimentação, gastos da base (energia elétrica, internet, água, etc.), transporte interno e o treinamento em si (materiais da capacitação).

No valor da mensalidade não está incluído a viagem de ida para o Paraguai, nem alguns gastos extras, por exemplo, com vacinas, passagem de avião/ônibus, Seguro de Viagem (opcional).

Poderá ainda ter gastos cotidianos que calculamos num valor aproximado de U$ 70 (setenta dólares) a cada 2 (dois) meses, para pequenas despesas como: material de higiene pessoal, uma alimentação extra (pizza, refrigerante, etc.), roupas, remédios, entre outros.

Depois dos 9 (nove) meses iniciais, encerrada o período de capacitação, os candidatos estarão em equipes e, com nosso apoio, orientação, oração e jejum saberão para onde irão nos 2 (dois) anos seguintes.

Neste momento, como equipe, prepararão um orçamento suficiente (incentivamos às equipes a viver de maneira econômica e o mais perto possível do nível que vive o povo local) para viver no país  de destino.

Caso os U$ 300,00 (trezentos dólares)  da mensalidade não seja suficiente, como equipe, terão que mobilizar e levantar recurso para as passagens, seguros e, se necessário, também mobilizarão para levantar fundos para complementar seus recursos mensais destinados a suprir os dois anos de missão no campo de destino.

 


 

ATENÇÃO!
INFORMAÇÕES IMPORTANTE!

 

Durante o treinamento não haverá oportunidades para que o candidato trabalhe e ganhe dinheiro devido a intensidade em que se desenrolará o treinamento.

O valor previsto de D$ 300,00 (trezentos dólares) para custear o deverá ser pago sempre com 1 (um) mês de antecedência. Sendo este valor padrão para todas as mensalidades até o final do projeto. 

Não é necessário pagar todo o curso antes de começar, mas, é importante que o candidato tenha segurança de que terá o dinheiro prometido chegando mensalmente.

Deixamos claro que a ADMISSÃO e PARTICIPAÇÃO no projeto Iniciativa Pioneira está vinculada ao pagamento mensal dos custos previstos e que nenhum valor será devolvido ao participante em caso de desistência sem uma justa causa comunicada oportunamente aos responsáveis pelo treinamento no Paraguai.

 


 

 

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO ON-LINE!

Clique na imagem abaixo, faça agora sua inscrição e garanta já sua vaga!

(Toque/clique na imagem para acessar ao formulário de inscrição on-line)

 

 


 

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

 

Use o formulário abaixo para nos enviar sua mensagem e tirar suas dúvidas!

 

 

 
 
Caso o formulário acima dê algum erro, envie suas dúvidas e solicitações diretamente para os organizadores pelos seguintes contatos:
 
 
Email: mhorizontespy@gmail.com

WhatsApp:
+595 982 659056

(Ao clicar nos contatos você inicia automaticamente uma mensagem)

 


 

FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO E GARANTA JÀ A SUA VAGA!

(Clique em “Inscrição Online” e faça agora sua inscrição)