Rede de Aconselhamento e Cuidado Pastoral

 

O que é a Rede

 

Rede Paráclitos – João 14:26

 

Mas quando o Pai enviar o Consolador para Me representar – e por ‘Consolador’ Eu quero dizer o Espírito Santo – Ele ensinará muitas coisas a vocês, e recordará também todas as coisas que eu mesmo tenho dito a vocês.(João 14:26 – Bíblia Viva)

 

Especialmente no Evangelho de Jesus Cristo segundo João, temos os discursos de despedida, do Senhor Jesus antes de sua morte, ressurreição e ascensão, como uma forma de preparação dos discípulos para o serviço futuro, na e através da Igreja.

Em João 14:26, Jesus diz: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu vos disse.” Neste texto, a palavra traduzida por “Consolador” no original é “parakletos”, sendo traduzido para o português, segundo Dicionário Online de Português, como “Paráclitos” como o plural de “paráclito”, tendo o significado de: consoladores, guias, intercessores, mentores, paracletos.

No original grego, “parakletos” significa: chamado, convocado a estar do lado de alguém, especialmente convocado a ajudar alguém; alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado; pessoa que pleiteia a causa de outro com alguém, intercessor; como de Jesus Cristo em sua exaltação à mão direita de Deus, onde súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados.

No sentido mais amplo, o original grego diz respeito a um ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro, aplicado de forma especial ao Espírito Santo, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), e a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade cristã (veja-se 1 Co 2:10-14), a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los para a obra e até de sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino.

Desta forma um “Paráclito” é aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive; aquele que intercede em nosso favor como um defensor numa corte, portanto, em sentido lato, o paráclito é concebido como “ajudador”. Sendo assim, a “Rede Paráclitos” é a Rede de Aconselhamento e Cuidado Pastoral do CIM – WH Br, existente com base no ensino do Apóstolo Paulo contido em 2 Coríntios 1:3-7 e seus correlatos (Rm 15:4-16; Fp 2:1-2; 2 Ts 2:16-17; etc.) com o objetivo de consolar, edificar, exortar e orar.

Desta forma, seus participantes voluntários devem ser alguém que é chamado para estar ao lado de outrem para ajudá-lo com seu conselho, pois, “estar ao lado” define bem o “paráclito” no aconselhamento bíblico e cuidado pastoral, visando construir um relacionamento de ajuda, de animar, encorajar, confortar e trazer a esperança de que a mudança é possível.

 

Necessidade

 

Necessidade da Rede Paráclitos

 

Não importa a nacionalidade nem o grau de desenvolvimento, seja nos países em desenvolvimento, ou mesmo nos países chamados do primeiro mundo, todos, adultos ou crianças, homens ou mulheres, têm necessidades de ordem psicológicas não resolvidas. São problemas que angustiam, deprimem e fazem o ser humano sofrer. Além disto, no curso da vida, o ser humano estará exposto as diversas perdas, a variados problemas e a muitas frustrações.

O resultado é que muitos sentimentos negativos, em maior ou menor intensidade, ficam registrados no interior da pessoa. Esse arquivo mental contém registros negativos de problemas não resolvidos e isso acaba por colocar dificuldades, barreira na vivência diária. Isso acompanha o indivíduo e, com o tempo, produz uma desarmonia em muitas questões e desabam sobre as pessoas que estão à sua volta. Esse condicionamento mental negativo não permite que prossiga sua jornada diária, pelo contrário, cria diversos obstáculos emocionais e até psicológicos que acabam por refletir, influenciar, seu comportamento pessoal, familiar e ministério.

Para os que vivem essa realidade, há um profunda necessidade de consolo, de encorajamento, que reanima, que revive vindo de alguém que possa estar ao seu lado para ajudar com seu conselho. Para “estar ao lado” é a melhor definição de um “paráclito” que utilizando o aconselhamento bíblico e cuidado pastoral, constroe relacionamento de ajuda trazendo a esperança de que a mudança é possível.

 

Objetivo

 

Objetivo da Rede Paráclitos

 

A Rede de Aconselhamento e Cuidado Pastoral do CIM – WH Br, tem como objetivo cadastrar pessoas que, de forma voluntária e generosa, desejam servir ao Corpo de Cristo, atendendo o missionário, ou a família de missionários da WH Brasil, no território nacional ou em outras localidades pelo mundo (via canais de comunicação online), atuando como um “Paráclito” conforme denota os originais bíblicos, com a consciência que as pressões psicológicas e espirituais são vertentes distintas que podem afetar várias dimensões da vida do indivíduo, tanto na área psicológica como física, emocional e espiritual.

Através da Rede Paráclitos, a WH Brasil  fomenta ações preventivas para evitar ou produzir cura das doenças da alma através das orações e aconselhamento pessoal ou familiar encorajando, confortando, consolando, exortando, edificando a fim de produzir esperança e uma mudança para melhor através da estabilidade, equilíbrio, alívio, descanso e paz em Deus, para manter ou restabelecer a saúde física e mental, o bem-estar social e espiritual do seus missionários e suas famílias.

 

Característica

 

Características de um Paráclito

 

O “Paráclito” (Conselheiro de Aconselhamento Bíblico e de Cuidado Pastoral do CIM – WH Br) deve ser uma pessoa dotada de muito bom senso, muita paciência e grande conhecimento sobre o mundo de uma forma geral e, obviamente, um profundo conhecedor dos ensinamentos da Bíblia e pleno relacionamento com Deus, a ponto de discernir os espíritos e os sentimentos (1 Co 12:10; Hb 4:12, 5:14).

Para atuar como um “Paráclito” o interessado deve ser capaz de proceder uma aproximação, preferencialmente, no ambiente em que o aconselhado vive, para que possa compreender a sua realidade e entender o que este vivencia no dia a dia. Dar atenção às questões que incomodam e dentro deste processo, perguntas podem e devem ser feitas, para melhorar a compreensão com o que e como o aconselhado está vivendo e, dentro do contexto de vida do aconselhado, buscar o discernimento dos fatos para uma aconselhamento eficaz.

Na Rede Paráclitos, o interessado deve ser capaz de aconselhar baseado nos preceitos bíblicos, procurando identificar na Bíblia a resposta para os questionamentos que incomodam a pessoa ou em suas experiência de vida com Deus. Por isso, preferencialmente, o “Paráclito”, deve ser pastor com experiência pastoral, ou pessoas que tenham prática comprovada ou sejam formados para atuação nesta área ou voluntários dispostos a serem capacitados através de cursos de especialização para atuação no aconselhamento.

O interessado além do domínio das escrituras sagradas para exercer a função de “Paráclito”,  precisa ser uma pessoa atualizada quanto aos problemas gerais que assolam a sociedade onde está inserido, pois, seguramente, chegarão para ele situações relacionadas às dificuldades na área de trabalho, do relacionamento conjugal, da criação de filhos, de uso correto de suas finanças e até mesmo, dúvidas sobre acontecimentos mundiais.

Deverá ainda ser capaz de realizar uma análise crítica dos fatores que envolvem a vida do indivíduo como um todo, identificando as diversas origens do problema e, também, direcioná-lo para os melhores caminhos a fim de solucioná-los, pois, muitas vezes, a procura do conselheiro não é por um problema psicológico e sim para esclarecer dúvidas com referência a como deva proceder em algumas situações de sua vida cotidiana, de liderança ou liderado, ou mesmo busca algum entendimento bíblico que está encontrando dificuldades em absorver.

É fundamental que o “Paráclito” também seja humildade e e capaz de declarar não ter condições de ajudar em uma ou outra situação que lhe seja desconhecida, como por exemplo, um aconselhamento financeiro em que exija conhecimentos prévios de mercado financeiro ou, sendo solteiro, seja demandado sobre assunto conjugal. Nestas situações, o “paráclito” deve orientar o indivíduo e até acompanhá-lo na busca de um outro conselheiro que tenha conhecimentos sobre tais assuntos, ou outros que o aconselhado está precisando.

Quanto maior for a confiança que o conselheiro transmite ao aconselhado, maior será o poder de ajudar.

 

Missão

 

Missão da Rede Paráclitos

 

A “Rede Paráclitos”, que é a Rede de Aconselhamento e Cuidado Pastoral do CIM – WH Br, com base em 2 Coríntios 1:3-7 e seus correlatos (Rm 15:4-16; Fp 2:1-2; 2 Ts 2:16-17; etc.), tem a missão de colocar em prática os programas de prevenção e de intervenção, através de aconselhamento bíblico e cuidado pastoral, como um processo de orientação espiritual, pessoal e psicológica com a intenção de compreender, orientar, influenciar e modificar a função mental e o comportamento do aconselhado, produzindo neste esperança e uma mudança para melhor através da estabilidade, equilíbrio, alívio, descanso e paz em Deus, para manter ou restabelecer a saúde física e mental, o bem-estar social e espiritual dos missionários e suas famílias.

 

Quero ser

 

Quero ser um Paráclito

 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (2 Coríntios 1:3-4)

 

Muitas pessoas, cristãos de verdade, que tem um coração de servo, sentem um profundo desejo de servir ao Senhor Jesus, mas, muitas vezes, não sabem como ou não entendem o seu “chamado“. Embora sintam-se “vocacionados“, pensam que para servir ao Mestre Jesus, devem deixar “tudo“.

Sim, muitos são vocacionados ou chamados desta forma, mas, outros são chamados a servirem com seus “talentos“, de conformidade com sua “capacidade” (Mateus 25:14-15), distribuído de acordo com a graça do Pai (Romanos 12:3-8), para apoiar aqueles que foram “enviados” bem como toda a Igreja do Senhor Jesus.

Se você entendeu a importância e a necessidade que temos de ter pessoas nos ajudando voluntariamente (esclarecimento sobre o serviço voluntário da WH Br, clique aqui) para ser um Paráclito, ou seja, um Conselheiro na Rede de Aconselhamento e Cuidado Pastoral dos Missionários da WH Brasil, preencha o Formulário abaixo entre em contato conosco.

Nos sentiremos honrados e ficaremos muito felizes com seu contato!

 

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1 Coríntios 15:58)

 

 

Formulário de contato com o CIM WH Brasil

 

Caso o formulário acima dê algum erro envie suas dúvidas e solicitações para:

cimwhbr@vt101.onmicrosoft.com


Entenda o que é o CIM

 

Nossas Redes:

Rede Euchomai – Rede Tito – Rede Filoxenia – Rede Epafrodito
Rede Elim – Rede Áquila – Rede Bezalel – Rede de Assistência à saúde


Início