CUIDADO INTEGAL DA FAMÍLIA MISSIONÁRIA

 

Coordenadoria de Cuidado Integral do Missionário

 

Ser missionários pioneiros e pastoralmente sensíveis são aspirações que podem funcionar juntas. Estamos comprometidos em cuidar uns dos outros enquanto desenvolvemos nossos ministérios juntos e prestamos contas uns aos outros intencionalmente. Para tanto, damos assistência e cuidamos dos missionários da World Horizons, tanto dos que estão no campo, diretamente envolvidos com as ações de conquista de vidas para Cristo, como daquele que, por algum motivo, dele retornou ou está em treinamento em alguma base da WH.

A preservação da saúde física, mental, e principalmente a espiritual é um dos grandes desafios de qualquer organização que esta comprometida em treinar e enviar ao campo missionário. Na World Horizons Brasil, o cuidado integral é feito através de sua Coordenadoria de Cuidado Integral.

O CIM desenvolve seus trabalhos tendo por base as palavras do apóstolo João ao amado irmão Gaio. Quando escreveu a este, João declarou: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. ” (3 Jo 1:2).

Percebemos que João estava preocupado com o bem-estar físico (corpo), material e espiritual de Gaio ao dizer “faço votos por tua prosperidade e saúde, (…) como é próspera a tua alma”. Isso nos ensina que não devemos fazer separação do espiritual e material, menosprezando o aspecto físico da vida. Aprendemos que devemos nos ocupar de nossas necessidades físicas (materiais) e disciplinar nosso corpo, sem descuidar do nosso desenvolvimento físico e espiritual, de modo que possamos estar nas melhores condições para servir a Deus.

Diante dessa assertiva, a razão de existir a Coordenadoria de Cuidado Integral do Missionário é especialmente pelo fato dos missionários executarem uma tarefa de alto estresse, devido às mudanças, adaptações culturais e circunstâncias adversas (violência, pobreza social, guerra, catástrofes naturais, etc.) atuando em posição estratégica para abertura de novos campos (frente da batalha), não devendo, por isso, como membro da Igreja de Cristo, agir sem apoio e todo cuidado necessário.

 


 

 

Cuidando do que é precioso

 

Como Coordenadoria de Cuidado Integral do Missionário da World Horizons Brasil, temos a missão de promover o cuidado integral do missionário e sua família, bem como de todos os demais membros de nossa organização, como forma de expressão do cumprimento do mandamento cristão de amar uns aos outros conforme João 13:34-35 e seus correlatos (At 4:32; Rm 12:9-15; 1 Ts 4:9; Hb 13:1-3; 1 Jo 3:16-18, etc.). Desta forma, o CIM tem a responsabilidade compartilhada com a Igreja a que o missionário pertence, a WH Br e o próprio missionário.

Desenvolvemos uma atividade que envolve múltiplas funções: pastoral, de saúde, gestora, logística, segurança, e de mobilização e conscientização a fim de disseminar a visão de Cuidado Integral dos Missionários nos líderes das Igrejas e outras organizações já adidos ou que se agreguem a WH Brasil, tudo com uma responsabilidade ética.

Para tanto, a Coordenadoria de CIM desenvolve “Redes” para que o missionário, e sua família, possam ser cuidados integralmente, de forma intencional e estratégica, em todo o período do ministério, provendo suporte e apoio nas dimensões da vida (corpo, alma, espírito – 3 Jo 1:2) com base na suficiência das escrituras, pastoreio, ética, sigilo, confiabilidade, intencionalidade, ambiente de confiança, cuidado mútuo, empatia, integridade, piedade, compaixão, família saudável, saúde espiritual, emocional e física, mordomia nas finanças, desenvolvimento pessoal e familiar, dentro de um relacionamento discipulador.

Para exercer com excelência suas atividades e cumprir sua missão, o CIM atua em harmonia e junto com as demais Coordenadorias da WH Brasil, especialmente com as Coordenadoria de “Recursos Humanos”, “Intercessão e Oração” e a de “Ensino/Treinamento”. O CIM atua especificamente através de suas duas Seções: Seção de Redes de Proteção e Assistência Continuada Seção de Redes de Cuidados Especiais.

 


 

 

Atenção

 

Esclarecemos que, todo o trabalho realizado pela WH Brasil é levado a efeito por um “Corpo de Voluntários”. O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro.

O trabalho voluntário no Brasil é definido e regulamentado pela com base na Lei nº 9.608/1998 (com nova redação dada pela Lei nº 13.297, de 2016), que diz:

Art. 1º Considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.

Parágrafo único. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.

Art. 2º O serviço voluntário será exercido mediante a celebração de termo de adesão entre a entidade, pública ou privada, e o prestador do serviço voluntário, dele devendo constar o objeto e as condições de seu exercício.

Art. 3º O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias.

Parágrafo único. As despesas a serem ressarcidas deverão estar expressamente autorizadas pela entidade a que for prestado o serviço voluntário.

 


 

 

Redes de Proteção e Assistência Continuada do CIM

 

Problemas é que não nos faltam nos dias atuais, e de toda ordem, financeiros, políticos, emocionais, familiares, espirituais, de relacionamento, de saúde, de segurança, de moradia, etc. E seu grau de agravamento decorre das influências das circunstâncias em que vivem ou trabalham as pessoas. E sobre estes, especialmente para o missionário, ainda incide a pressão das mudanças transculturais éticas, morais, de costumes, de hábitos, deixando as pessoas confusas, a tal ponto que, na hora da angústia, não sabem qual é o melhor caminho a seguir. Assim, todos precisam de ajuda para sobreviver, de auxílio para conseguir enxergar seus problemas e de cuidado para melhor solucioná-los.

Por isso, o Cuidado Integral do Missionário da WH Brasil atuará especialmente através de aconselhamento pastoral, alicerçado nas Escrituras, tendo como elementos base a pessoa do conselheiro, a Bíblia e a orientação do Espírito Santo, sem o qual este não se processa. Contudo, entendemos que o processo de cuidado pastoral deve ser uma ação ou realização continuada e prolongada visando, ao final, o bem-estar daquele que necessitar desse cuidado, de forma preventiva ou emergencial, por isso, o CIM está formado por Redes de Proteção e Assistência Continuada.

As Redes de Proteção e Assistência Continuada consisti na junção de diferentes programas de cunho psicossocial que coordenam esforços voltados à assistência do missionário e sua família como um todo, que envolve conjuntamente aspectos psicológicos e sociais, ou, como vemos na terceira epístola de João (3 Jo 1:2), cuida do bem-estar físico (corpo e psicológico, ou alma), material e espiritual dos missionários e suas famílias, para que tenham melhores condições para servir a Deus.

Entendemos a igreja como um organismo e canal vivo por meio do qual Deus leva o evangelho aos demais seres humanos, por isso, reconhecemos que esta estrutura é frágil e depende constantemente de cuidados humanos, e é aqui que temos de aceitar o chamado de Deus para a Igreja “Cuidar dos domésticos da fé (ou família da fé)” conforme Gl 6:9-10, isto é, dos necessitados entre nós, dos quais podemos destacar facilmente os missionários em atividade, seja no Brasil ou fora deste.

De acordo com Engen (1996, p. 111-143) a igreja é a comunidade dos membros de Cristo, e Ele quem a sustenta por meio do amor comunitário que Ele mesmo estabelece nela, e por isso os cristãos devem sempre ter em consideração que a comunidade é mais importante do que a organização e estrutura, de tal modo que todo os esforços da comunidade devem ser sempre em manter a comunhão e participarem das dores, alegrias e tristezas uns dos outros (Rm 12:15; 1 Co 12:26-27), pois apenas desse modo será possível que a igreja dissemine o conhecimento do Reino de Deus, e assim cumpra sua missão (Mt 24:45-47; 28:19-20).

 


 

 

Acesse nossos contatos clicando na imagem abaixo.

 

 

Preencha o formulário e tire suas dúvidas!