PROJETO CRIANÇAS RIBEIRINHAS

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele,…
(Lucas 8:1)

 

A exemplo de Jesus, a igreja foi chamada para proclamar o evangelho do Reino de Deus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia (Lc 8:1). A comissão de ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura (Mt 28:18-20; Mc 16:15-16), aponta para a extensão geográfica e populacional da missão da Igreja.

É dentro desse todo geográfico e do todo das multidões, que o Espírito Santo procura atingir segmentos específicos da sociedade, chamando toda a Igreja para proclamar todo o Evangelho em todo o mundo.

Mas, há ainda mais de 2.000 povos no mundo sem o conhecimento do Evangelho, cerca de 3.000 línguas sem um verso bíblico em seu idioma e 2 bilhões de pessoas que não conhecem o Senhor Jesus. Precisamos completar nossa missão para que Ele venha (Mt 24:14).

E é nesse contexto, que a World Horizons Brasil (WH Brasil), mantendo seu olhar na Janela 10×40, ergue novamente os olhos (Jo 4:35) para uma extensão da seara do Senhor “menos alcançada”, porém bem mais próximo de nós, orando para que o Senhor da seara mande recursos e mais obreiros (Lc 10:2).

 


 

Informações gerais do Projeto

 

A fim de alcançar os “ribeirinhos” e ao mesmo tempo trabalhar com a “Janela 4×14”, temos o “Projeto Crianças Ribeirinhas”, idealizado e coordenado pela Missionária Raimunda de Jesus, Missionária da WH Brasil, em parceria com a Igreja local em Santarém/PA.

O Projeto capacita obreiros locais para ministrar estudo bíblico, evangelismo e discipulado para crianças ribeirinhas em suas comunidades e ensinam os cuidados básicos de higiene e saúde bucal.

 


 

 

CONHEÇA A JANELA 4 X 14

 

Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.
(Lucas 18:16)

 

Uma das realidades nos campos missionários que, às vezes, passa despercebidos, é a da “Janela 4×14”, que é “um mundo de oportunidades evangelísticas”. A “Janela 4×14” é um termo evangelístico, que compreende todas as crianças e adolescentes do “mundo” que tem entre 4 e 14 anos. Estima-se que 30% das pessoas do mundo (algo em torno de 2 bilhões de pessoas) estão nesta faixa etária, e a maioria nunca ouviu falar do evangelho!

Tem sido comprovado que os 86% dos que aceitam a salvação do Senhor Jesus, tomam esta importante decisão até os 14 anos; 10% de 15 a 30 anos e 4% após os 30 anos.

 

Conheça a realidade da  Janela 4 x 14

 

 

 

POVOS RIBEIRINHOS

 

E ainda: Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, e todos os povos o louvem.
(Romanos 15:11)

 

Além da realidade da “Janela 4×14”, no Brasil há oito segmentos reconhecidamente menos evangelizados, sendo sete socioculturais e um socioeconômico. Entre os sete socioculturais, temos os “Ribeirinhos”.

Segundo dados do Projeto Fronteiras – Projeto de pesquisa entre comunidades tradicionais, no Brasil há uma população de mais de 35 mil comunidades tradicionais na Amazônia legal (IBGE, 2010). Estima-se a existência de 10 mil comunidades ainda não evangelizadas ou sem presença de uma igreja evangélica na região Norte. As estimativas sobre as comunidades tradicionais conhecidas como “ribeirinhas”, que também são mais carentes socialmente, entretanto, são gerais e sem direcionamento geográfico e/ou estratégico.

O grande diferencial na tarefa de proclamação nestas regiões, ou para essa população, é o grau de dificuldade do acesso para que a mensagem o Evangelho chegue a todos. As barreiras são várias, tanto geográficas, quanto culturais, sociais, econômicas e de comunicação. Das 5.178 comunidades catalogadas pelo Projeto Fronteiras, apenas 743, ou seja, 14% delas possuem presença evangélica identificada.

É diferente da maior parte do país onde o acesso ao evangelho é relativamente fácil devido aos diversos meios de comunicação e a grande variedade de ministérios evangelísticos atuantes nos centros urbanos.

 

Os 8 segmentos menos evangelizados do Brasil

 

 


 

 

 

FINALIDADE, OBJETIVOS E METODOLOGIA

 

Finalidade

Capacitar obreiros(as) locais a ministrar estudo bíblico, evangelismo e discipulado para crianças mais os cuidados de higiene e saúde bucal.

Público-alvo: 210 (duzentas e dez) crianças de dez comunidades ribeirinhas em Santarém/PA.

Comunidades: Colônia Agrícola Nacional do Pará (Canp);Costa do Tapará; Tapará Grande; Vai Quem Quer; Jaquará; Pixuna do Tapará; Calvário; Saracura; Monte Alegre e Curral Grande.

Justificativa: Em visita às dez comunidades ribeirinhas mencionadas acima, a convite do Pastor responsável por elas, foi constatada a necessidade de ensino, discipulado e atividades direcionadas às crianças. Nos seminários mensais promovidos aos pastores, líderes e obreiros das comunidades, as crianças ficam por perto, sem nenhuma atividade direcionada para aproveitar seu tempo, enquanto os pais recebem instrução.

 

Objetivos:

1) Treinar equipes de irmãos da igreja local e torná-los multiplicadores de educadores de escola bíblica para crianças, nas comunidades ribeirinhas;

2) Prover material da Aliança Pró-Evangelização da Criança (Apec) para os educadores treinados nas dez comunidades; uma bíblia de bolso para cada criança alfabetizada; material para as atividades lúdicas com as crianças, lápis de cor, giz de cera, fotocópias das histórias etc.;

3) Alcançar todas as crianças das dez comunidades com estudo bíblico e ensino sobre higiene e saúde bucal;

4) Envolver mais cristãos das comunidades ribeirinhas no trabalho, para acompanhar os novos convertidos.

 

Metodologia:

1) Equipes da igreja local: promover treinamentos em encontros semanais (quantos se fizerem necessários), para o bom manuseio e domínio do conteúdo do material didático e pedagógico evangelístico da Apec, a ser ensinado aos educadores das comunidades ribeirinhas;

2) Obreiros nas comunidades ribeirinhas, treinamento intensivo para o bom manuseio e domínio do conteúdo do material didático e pedagógico evangelístico da APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças – Brasil.

3) Saúde bucal: desenvolver hábitos de higiene bucal, por meio de conscientização com exemplos e prática de como escovar os dentes e a língua, e usar o fio dental, relacionando a limpeza dos dentes e da boca à necessidade da limpeza do coração (evangelismo).

 


 

 

DURAÇÃO E ALCANCE REAL DO PROJETO

 

Duração

Ano de 2019 – bimestralmente. Datas agendadas no 1º semestre para ida às comunidades com os obreiros da igreja local que foram treinados para treinar outros:

1) 30 e 31/3/2019 (60);
2) 12 a 14/4/2019 (70);
3) 26 a 28/4/2019 (80).

 

Material: Cada comunidade ribeirinha recebeu:

 

1) um kit com material didático pedagógico da Apec para o educador;

2) kit para higiene bucal completo para cada criança (uma escova de dente, um creme dental, um copo plástico e uma toalha pequena);

3) material para atividades com as crianças, lápis de cor, giz de cera, fotocópias, etc;

4) uma bíblia de bolso, versão Promessas, para crianças alfabetizadas.

 

Investimento:

 


 

 

 

FAÇA PARTE DESSE PROJETO SENDO UM PARCEIRO
Você pode fazer parte desse projeto orando, contribuindo ou indo!

 

Para mais informações entre contato com a coordenadora do projeto:

Missionária Raimunda de Jesus
WhatsApp nº: 93 99163 2155 ou 19 98255 7345
E-mail
: rainj7@fastmail.us

 

Contribua segundo propuser em seu coração (2 Coríntios 9:7-14) fazendo uma oferta através de transferência/depósito bancário ou via pagamento PIX em nome de:

World Horizons Brasil
CNPJ: 20.445.865/0001-79
 
Nas seguintes contas bancárias ou chaves PIX:
 
Banco PagSeguro Internet S.A.
Agência nº 0001
Conta Corrente nº 16823139-7
Chaves de PIX no PagBank:
(11) 98176 0182 ou financas@whbrasil.org
 
 
Banco Bradesco S.A.
Agência 1193-2
Conta Corrente nº 88103-1

Use os dados dessa conta Banco Bradesco para o transferência via PIX.

 


 

ATENÇÃO

Ao fazer sua doação via depósito bancário, por gentileza, nos envie o comprovante para identificarmos que a doação é, especificamente, para esse projeto.

 


 

Você também pode doar direto via Paypal, Pagseguro ou gerando um boleto:

 

   

 

(Para gerar o boleto no valor que você quiser, clique em “Doar com Pagseguro“, preencha os campos e depois marque a opção: “Não tenho conta no PagSeguro“; ou entre em contato que geraremos um boleto para sua doação).

 


 

 

Use o formulário abaixo para nos enviar sua mensagem e tirar suas dúvidas.

 

Caso o formulário acima dê algum erro, envie suas dúvidas e solicitações para:

contato@whbrasil.org ou +55 11 98176-0182

 


 

Fontes das citações estatísticas:

https://www.apec.com.br/site/

http://www.cbn.org.br/senam/os-segmentos-menos-evangelizados-no-brasil

https://ricomass.wordpress.com/quem-somos/janela-4-14/

https://portal.povoselinguas.com.br/colunistas/ronaldo-lidorio/aqueles-que-pouco-ou-nada-ouviram-bem-proximos-a-nos/