Rede de Descanso e Refrigério

 

O que é a Rede

 

Rede Elim – Êx 15:25-27

 

Depois os israelitas foram embora dali, e chegaram a Elim, onde acamparam.
Nesse lugar havia doze fontes de água e setenta palmeiras.
” (Êxodo 15:27 – Bíblia Viva)

 

Certamente, todos nós, filhos de Deus, já passamos pelas amarguras de Mara e também desfrutamos bênçãos à sombra de Deus. Mas, acredito que não precisamos passar pela experiência de Mara para apreciar devidamente as bênçãos preparadas por Deus em Elim. Nem todas as experiências de nossas vidas precisam ser amargas. Após a experiência de Israel ao passar por Mara, lugar onde só havia água salgada e da restauração sobrenatural das águas, Deus o guiou até Elim, ao oásis com doze fontes e setenta palmeiras bem verdes, que os cobriria das intempéries do deserto e lhes daria descanso. Era lugar de águas em abundância, sombra, refrigério e segurança (Êx 15:25-27).

Espiritualmente, Elim representa as alegrias e as bênçãos do Senhor, a Água da Vida, a certeza da salvação em Cristo, o abrigo ou hospitalidade de Deus (Sl 23:3; 36:7) e a abundância de vida feliz em Jesus, a “fonte da Água Viva” (Jo 7:37-39; Ap 21:6). Habitar em Elim, é estar em Cristo e viver tudo o que Cristo tem para nós. Jesus é o nosso Elim enquanto durar a nossa peregrinação aqui na terra.

Contudo, literalmente, Elim é um lindo e grande oásis com abundância de água, possivelmente localizado no “Wadi Gharandel”, a cerca de 9,6 kms de “Ain Hawarah” e a 100 km ao sudeste de Suez. Desta forma, Elim também representa um local de descanso físico e mental, à sombra das palmeiras juntamente com o refrigério da água em abundância e do vigor renovado pelo alimento que ali encontraram, mostrando ao povo, que mais uma vez, Deus propiciava um momento de descanso na jornada para a renovação de energias físicas e mentais antes de um novo recomeço de caminhada naquele deserto.

Por isso, a Rede de Descanso, ou “Rede Elim” do CIM WH Brasil, baseada na passagem de Êxodo 15:27, é composta por voluntários, irmãos em Cristo, mobilizados em todas as regiões do Brasil proprietários de casas de praia e de campo, pousadas, hotéis, pensões, acampamentos e outros espaços bem localizados e mobiliados em todas as regiões, que queiram prover oportunidades para que o missionário e sua família repousem e revigorem suas forças em períodos de descanso e refrigério planejados.

 

Necessidade

 

Necessidade da Rede Elim

 

Entre os missionários há trabalhadores compulsivos, excessivamente meticulosos e acham que há algum problema se não estiverem trabalhando de manhã, à tarde e à noite. Pensam que tirar um tempo para descansar é sinal de fraqueza, outros não descansam por falta de recurso financeiro suficiente, outros ainda, por medo de ficar sem sustento, pois sabem que se falar que vão tirar um tempo de descanso, de férias, os recursos vindos de Igrejas e mantenedores costumam minguar chegando a cessar, e o processo de retomada dos recursos geralmente não é da mesma forma que antes.

Contudo, o “descanso” ou “período sabático” é bíblico, necessário e uma bênção aos trabalhadores da seara no Senhor. A primeira vez que se fala de descanso na Bíblia é o próprio Deus quem descansa: “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito” (Gn 2.2). Embora Ele mesmo sendo a fonte de todo o poder não necessitando de descanso (Sl 121.4; Sl 33.9; Is 40.28), descansou no sétimo dia para servir de indicação, desde o começo, de que o homem só encontra seu descanso na Pessoa do próprio Deus (Is 28:12; Mt 11:28-30; Hb 4:4-5, 9-11).

Neste sentido, o “descanso” é sinal de restauração e refrigério de Deus sobre seus trabalhadores. Através do “descanso” Deus restaura as forças dos cansados, mas para isso temos que reconhecer que somos fracos e que precisamos d’Ele. Por isso, é necessário que o missionário que se dedica  total mente à obra, que se desgasta em consagração, esforço físico, emocional e espiritual no cotidiano do campo missionário, precisa saber e reconhecer o momento de recarregar as forças para poder continuar, tendo um período de descanso programado. Esse período de “descanso” é necessário também para se evitar a “Síndrome do esgotamento Profissional”, também chamada de “Síndrome de Burnout“.

Por conta disto, é necessário termos uma Rede formada por pessoas que, como na Rede de Anfitriões (Rede Filoxenia – Hb 13:1-2), queiram ceder um local especial para o missionário e sua família por um período pré-determinado para descanso ou férias. Lembramos que “praticar a hospitalidade” em Romanos 12:13b, indica o “amor aos estrangeiros, ao estranho” demonstrado por “alguém que recebe e distrai outro”. No caso, essa hospitalidade seria a hospedagem permitida em casas de praia e de campo, pousadas, hotéis, pensões, acampamentos e outros espaços bem localizados e mobiliados, para o  período de descanso e refrigério dos missionários e sua família.

 

Objetivo

 

Objetivo da Rede Elim

 

Ter um cadastro de pessoas em todas as regiões do Brasil, bem como em outros países, proprietários de casas de praia e de campo, pousadas, hotéis, pensões, acampamentos e outros espaços, que queiram disponibilizar um período do ano para que o missionário e sua família tenha seu período de férias ou descanso programado.

O voluntário da “Rede de Descanso” disponibilizará através de formulário próprio sua proposta indicando o local e as datas de utilização para o descanso do missionário e sua família, se for o caso, com todas as regras a serem observadas e, caso seja necessário, com um devido contrato de ocupação previamente assinado pelo missionário, onde este assumirá as responsabilidades necessárias (manutenções de equipamentos, por exemplo).

As datas disponíveis e o local entrarão numa agenda e será disponibilizado ao missionário e sua família quando oportuno ou quando houver interesse por parte deste. Sendo responsabilidade do CIM – WH Br fazer com que os missionários recebam as informações a respeito dos locais e datas disponíveis.

Para fazer parte da “Rede de Descanso”, o interessado deverá cadastrar-se através de formulário próprio para disponibilizar local de descanso para os missionários com suas famílias, indicando a capacidade de hospedagem (números de pessoas e quantidade de dia). Sendo que qualquer pessoa que resida no Brasil, e até mesmo em outros países, poderá se cadastrar. Maiores informações serão disponibilizadas após cadastro podendo o interessado desistir a qualquer momento de cessão de uso do imóvel ou estadia em estabelecimentos de hospedagem.

 

Característica

 

Características do membro da Rede Elim

 

Ter um coração servo voltado para o Reino disposto a convidar um missionário e sua família para ficar em sua casa, sítio, fazenda, pensão, hotel, etc. para um período de férias. Não precisa ser um imóvel sem a presença do morador, caso o interessado esteja em uma localidade ou região que tenha condições fornecer momentos de descanso e relaxamento, poderá participar desta rede e convidar um missionário para o período de férias, descanso e lazer.

 

Missão

 

Missão da Rede de Visita Pessoal

 

Fornecer aos missionários da WH Brasil uma forma de hospedagem em locais de descanso e lazer sem custos financeiros, ou custos reduzidos, através do “Corpo de voluntários” que desejam servir a Cristo cedendo hospedagem em colocando em prática a “hospitalidade cristã” segundo os princípios bíblicos baseados em Rm 12:13b e Hb 13:1-2,  cedendo ou permitindo a hospedagem do missionário e sua família em locais apropriada para período de descanso e lazer, não sendo necessário fornecer transporte ou outras necessidades pessoais.

 

Quero ser

 

Quero disponibilizar um Elim

 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” (2 Coríntios 1:3-4)

 

Muitas pessoas, cristãos de verdade, que tem um coração de servo, sentem um profundo desejo de servir ao Senhor Jesus, mas, muitas vezes, não sabem como ou não entendem o seu “chamado“. Embora sintam-se “vocacionados“, pensam que para servir ao Mestre Jesus, devem deixar “tudo“.

Sim, muitos são vocacionados ou chamados desta forma, mas, outros são chamados a servirem com seus “talentos“, de conformidade com sua “capacidade” (Mateus 25:14-15), distribuído de acordo com a graça do Pai (Romanos 12:3-8), para apoiar aqueles que foram “enviados” bem como toda a Igreja do Senhor Jesus.

Se você entendeu a importância e a necessidade que temos de ter pessoas nos ajudando voluntariamente (esclarecimento sobre o serviço voluntário da WH Br, clique aqui) para ser um membro da Rede de Descanso,  ou “Rede Elim” (Êx 15:25-27) do CIM WH Brasil, cedendo como forma de prática da hospitalidade local de hospedagem para o  período de descanso e refrigério dos missionários e sua família, ou está interessado em formar uma Rede ou Equipe com a mesma finalidade em sua Igreja, preencha o Formulário abaixo entre em contato conosco.

Nos sentiremos honrados e ficaremos muito felizes com seu contato!

 

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1 Coríntios 15:58)

 

 

Formulário de contato com o CIM WH Brasil

 

Caso o formulário acima dê algum erro envie suas dúvidas e solicitações para:

cimwhbr@vt101.onmicrosoft.com


Entenda o que é o CIM

 

Nossas Redes:

Rede Paráclitos – Rede Euchomai – Rede Tito – Rede Filoxenia – Rede Epafrodito
Rede Áquila – Rede Bezalel – Rede de Assistência à saúde


Início