Enviados a evangelizar

“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.” (João 20:21).

Para mudar uma cultura, precisamos conhecê-la.

Alguma vez você já se perguntou por que o cristianismo floresce em alguns países e, em seguida, luta para crescer em outros? Talvez seja porque cada cultura seja diferente. Desde o momento em que a mensagem foi primeiramente pregada no livro de Atos, o desafio para os cristãos tem sido o de comunicar o Evangelho de uma maneira que as pessoas possam entender. Hoje, nada mudou e assumimos a incrível tarefa de explicar as verdades eternas de formas que se expostas na cultura do nosso tempo.

Em Atos 17:16-34, vemos o apóstolo Paulo adaptando a mensagem de Jesus ao grupo de pessoas com quem ele estava falando. Ele usou ideias e referências que eles conheciam, e então até usou suas próprias crenças para apontar para Deus! O impacto ao falar de Jesus em nossa escola, em nossa casa, no bairro, no local de trabalho ou na igreja está diretamente ligado ao nosso conhecimento daqueles que nos rodeiam e à nossa capacidade de nos envolver com eles.

Para entender melhor a cultura ocidental, a YesHEis recentemente encomendou uma agência para pesquisar e relatar os comportamentos e atitudes do Milênio (Geração Y) em relação à fé e ao cristianismo. Embora a pesquisa tenha sido realizada na Austrália, é indicativo de muitas outras culturas também. Os resultados mostraram que os jovens mais tradicionais são relativamente críticos da religião na sociedade, 55% dizem que a religião tem um impacto negativo na sociedade. Em contraste, muitos são mais propensos a ser positivo sobre a espiritualidade do que a religião (dois em cada três, 64%) indicando que a espiritualidade tem um impacto positivo na sociedade.

À medida que fazemos um esforço para compreender nossa cultura e as pessoas que Deus colocou ao nosso redor, vamos encontrar maneiras melhores de nos envolver e responder às fortes percepções negativas que muitos têm contra a religião e ao cristianismo.

 


Como respondemos quando as pessoas nos perguntam sobre Jesus?

 

…; e, no caminho, perguntou-lhes: Quem dizem os homens que sou eu? Então, lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou?(Marcos 8:27,29).

Qual seria a primeira coisa que você diria a um amigo se eles viessem a você perguntando sobre Jesus? Você diria que Jesus é um amigo? Uma figura histórica? Um líder religioso? Talvez você lhes dê uma lição na Bíblia. É uma questão importante saber como responder, e talvez algo que você poderia praticar por 30 segundos agora mesmo antes de continuar essa leitura. Vá em frente, experimente.

Em Atos 1:8, vemos que os seguidores de Jesus são chamados a ser testemunhas! Em foco, o evangelismo não é sobre dar a alguém uma lição de leis espirituais, ou uma explicação teológica. É apresentá-lo a uma pessoa, alguém que eles podem conhecer, alguém que vai mudar suas vidas para sempre.

Quando Deus queria se conectar com a humanidade de uma vez por todas, Ele não nos escreveu um sermão, Ele veio nos visitar pessoalmente (Jo 1:14, 3:16; Gl 4:4; Hb 1:1-3). Nosso trabalho é ser Suas testemunhas, ajudando todos ao nosso redor a conhecer a Deus, a relacionar-se com Ele e a ter suas vidas mudadas pelo poder de Seu amor e perdão. Lembre-se, Deus é uma pessoa a conhecer, não uma teoria para se entender (Os 6:3Jo 17:3; Lc 24:44-50; At 1:7-8).

 


O “tom” certo a ser usado ao falar de Jesus.

 

, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor,” (1 Pedro 3:15-16).

Falar com nossos amigos ou família sobre a fé pode ser um desafio. Muitas vezes, a conversa pode se transformar em uma discussão e as pessoas podem rapidamente ficar chateadas ou ofendidas. Há muitos anos, um pesquisador social australiano escreveu que se atacarmos diretamente a visão de mundo de outra pessoa, é mais provável que reforcemos sua posição do que fazê-lo mudar de ideia.

Você entendeu isso? Basicamente … atacar as crenças de alguém torna mais provável criar uma distância do que convencê-los a mudar!

Então, o que isso significa para nós? Isso significa que o tom importa, e nossas conversas são importantes. Muitas vezes podemos acreditar que ganhar uma discussão vai mudar uma pessoa, ou vai finalmente convencê-los a aceitar Jesus. O apóstolo Pedro escrevendo aos cristãos de forma geral, nos ensina que ao dar uma resposta sobre nossa fé, precisamos fazê-lo com mansidão e respeito, e que a chave para responder bem é manter a amizade, e não desviar as pessoas com duras respostas e desrespeito (1 Pe 3:15-17).

Mesmo diante da agressão, nosso trabalho é permanecer como representantes humildes e amorosos de Jesus Cristo, sabendo que muitas vezes não é nosso intelecto que atrai as pessoas para Ele, mas nossa atitude. O apóstolo Pedro nos dá o exemplo em passagens como Atos 2:14-41; 4:8-21. De certa forma, o apóstolo Paulo recomendou aos cristãos de Colossos e a Timóteo que agissem da mesma forma (Cl 4:5-6; 2 Tm 2:24-26).

 


 

Dica para um evangelismo exitoso.

 

Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer.” (Colossenses 4:3-4).

 

Aprender a ouvir a voz de Deus é a chave para ver o fruto no evangelismo, mas nem sempre é fácil. Talvez você ache difícil ouvir a voz de Deus. Talvez você não tenha certeza se é realmente Deus que está falando!

Em Lucas 12:11-12, o Senhor Jesus afirma que, quando necessário, especialmente em momentos difíceis, Deus, através do Espírito Santo, sempre fornecerá as palavras certas para nós no tempo certo. Algo realmente importante a lembrar é que Deus está trabalhando em nossas conversas também! Se pedirmos, ELE mesmo nos dará a Palavra certa e com sabedoria (Ef 6:19; Cl 4:3-4; Tg 1:5).

Muitas vezes caímos na armadilha de acreditar que estamos sozinhos no processo de evangelismo, como se nós tivéssemos que fazer todo o trabalho por nós mesmos (Lc 21:14-15; Jo 20:21-22; Mt 28:19-20).

Mas, a verdade é que Deus quer que a pessoa com quem estamos compartilhando seja salva tanto quanto nós! Ele tem um plano para sua vida, e naquele momento, nosso trabalho é simplesmente fazer parte de Seu plano, juntar-se à Deus em Sua obra e ver as pessoas conhecerem o poder salvador de Jesus. Ele sabe todos os detalhes sobre essa pessoa, todos os seus problemas, medos e desafios futuros (Jo 4:34-42At 8:26-38).

Quando permitimos que Deus guie a conversa, o alerta pode vir como uma informação sobre a pessoa, ou pode ser tão simples quanto uma pergunta certa para se fazer no momento certo. Devemos estar dispostos a fazer uma pausa e pedir à Deus que nos guie em cada momento. Nunca saberemos de fato que oportunidades teremos para compartilhar dEle, portanto, devemos pedí-Lo para nos dar o que dizer em cada momento que tivermos para compartilhar, testemunhando, de Sua Pessoa (Êx 4:11-12Lc 12:12).

 


 

Aproveite as oportunidades de evangelismo.

 

Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.” (Colossenses 4:5).

Há uma infinidade de razões pelas quais não falamos de Jesus com nossos amigos. Podemos ter medo de ser rejeitado, medo de arruinar nossas amizades, ou medo de que não tenhamos respostas suficientes para eles. Talvez tenhamos até mesmo tentado “evangelizar” uma ou duas vezes no passado, mas descobrimos que era muito difícil ou desajeitado, então nós já desistimos.

Quando nos encontramos em “oportunidades de evangelismo” como estas, às vezes é bom olhar para a nossa motivação para compartilhar, em primeiro lugar. O Arcebispo Anglicano inglês Justin Webly disse recentemente:

Um compromisso com a evangelização … vem do amor, não por medo. Ela vem de obediência à Cristo, não por uma preocupação com as últimas impressões da frequência à igreja “.

Compartilhar nossa fé nunca deveria ser esse fardo que fazemos por medo ou obrigação. Em vez disso, Jesus quer que compartilhemos do nosso amor por Ele e nossa compaixão pelos outros (Jo 15:14-17Mt 28:19-20).

Quando permitimos que o amor de Deus cresça dentro de nós, morremos para nosso velho homem e recebemos nova vida, e Ele fluirá automaticamente para todos que nos rodeiam também! Da próxima vez que você se encontrar em uma “oportunidade de evangelismo“, concentre-se em amar a pessoa a quem o Espírito de Deus está levando você a compartilhar sua história (Cl 4:52 Tm 1:81 Pe 2:9-10).

 


 

É Ele quem faz a semente crescer.

 

Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.” (Marcos 4:26-27).

 

Nós nunca saberemos, de fato, o que Deus já está fazendo na vida das pessoas ao nosso redor. Então, talvez seja necessário “zerar” sempre nossas mentes sobre o nosso modo de evangelismo para estarmos disponíveis para que Ele nos use sempre que Ele precisar de nós, da forma que Ele achar melhor.

Sendo assim, ao chegamos ao final deste texto e considerando o incrível chamado de testemunhar falando de Jesus com aqueles que nos rodeiam, comece a se perguntar “quais são as razões pelas quais eu devo falar de Jesus?” E você verá que o amor de Jesus se moverá dentro de você, fazendo você superar completamente seus medos e obstáculos ao falar dEle ao próximo (2 Co 5:14-21).

Não fique ansioso de “ver logo” o resultado. Lembre-se sempre que é Ele quem faz a “semente germinar e crescer”, e o Seu Espírito é quem convence o “mundo” da verdade! (Mc 4:26-27; 1 Co 3:6-7; Jo 16:7-8).

 


 

Adaptado para o site por Anderson Fazzion
WH Brasil


(O texto acima é adaptação da meditação publicada pela YouVersion, denominado “Compartilhar Jesus”, com base em material da yesHeis. Os versículos citados nos parágrafos, tirando os constantes na meditação original, são acréscimos de nossa edição/adaptação.)