PREVISÕES DE ANO NOVO

“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês tenham aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”

(João 16:33)

No início de um novo ano, as pessoas oferecem todos os tipos de variações. No entanto, acredito que pensamos tomar essa declaração de Jesus como uma previsão para qualquer ano. Veja o que Jesus prevê para o próximo ano.

Primeiro, no mundo teremos aflições. Você pode contar com isso – você enfrentará tribulações neste ano. Jesus prometeu que seria assim. A antiga palavra grega traduzida como aflição tem a ideia de estresse ou pressão. Um dia você terá um tempo de descanso e felicidade sem fim – mas isso é para o céu, não para a terra.

Compreender isso exclui uma falsa esperança. Os cristãos que passam dificuldades muitas vezes esperam o dia em que o riso da tentativa e a vida será uma vitória após a outra, sem esforço. Temos a promessa de lutar enquanto estivermos neste mundo, mas há paz em Jesus. A área em que você tem dificuldades atualmente pode um dia passar, mas depois disso, haverá novas dificuldades para serem vencidas.

Foi-nos prometido algo maior do que tribulação: tenha bom ânimo, eu venci o mundo. Nisto Jesus transmitiu a verdade de Sua vitória. É uma declaração surpreendente de um homem preso, abandonado, rejeitado, ridicularizado, torturado e executado. A glória da ressurreição deixou claro que Jesus poderia realmente dizer: Eu venci o mundo.

Sabendo de tudo isso, Jesus fez uma oferta sincera: o dom da coragem (bom ânimo) para a tribulação que devemos enfrentar. Saber – não apenas como um fato em um livro de história – que Jesus venceu o mundo, nos dá coragem. Não há razão para ficar abatido ou desanimado. Um olhar melancólico é testemunha de incredulidade. Se você realmente acreditasse em Sua vitória e pela fé compartilhasse de Sua vitória, você teria bom ânimo. Você também teria o que Ele ofereceu no início do versículo: paz.

Lembre-se das declarações que envolveram esta declaração de abertura do versículo: Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Naquele exato momento, Judas se encontrou com os inimigos de Jesus para planejar sua prisão. Jesus sabia que seria preso, abandonado, rejeitado, ridicularizado, humilhado, torturado e executado antes que terminasse o dia seguinte.

Finalmente, observe que Jesus não prometeu paz, ele a ofereceu. Ele disse: Vocês podem ter paz. As pessoas podem seguir Jesus, mas negar a si mesmas essa paz. Jesus disse, para que em mim vocês tenham paz . Não encontraremos paz verdadeira em nenhum outro lugar que não seja em Jesus.

Podemos olhar adiante e prever as tribulações. Podemos olhar para trás e ver que Jesus venceu o mundo. Quando realmente recebemos sua vitória como a nossa, podemos ter paz. Essa é uma previsão que temos certeza de que se tornará realidade.

Em Jesus Cristo, este novo ano é o seu ano de Paz nEle!

Feliz ano novo! Feliz 2024!

 

Fonte bibliográficas do texto:

Escrito por David Guzik para a Enduring Word postado no devocional: “A Paz De Deus No Ano Novo“, no App YouVersion.