Povo não alcançado do dia


Número de PNA e PNE no mundo atual

Assim escreveu o salmista:

 

"Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto; para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos." (Salmo 67:1-3).

Com base em informações das três organizações que trabalham mais prolongadamente com a estatística missionária global: Joshua Project (JP), International Mission Board (IMB) e World Christian Database (WCD), acreditamos que atualmente (ano 2019) temos no mundo:

 

    • 4.400 Povos Não Alcançados; e,
    • 3.100 Povos Não Engajados.

 

Conheça os Povos Não-Alcançados (PNA's) do mundo atual. Saiba onde eles estão, conheça um pouco de suas culturas e costumes, acima de tudo, ORE POR ELES!

Ore para que eles sejam alcançados pelo Evangelho, para que tenham a Bíblia traduzida para sua língua/dialeto,... Peça para o Senhor nosso Deus enviar "trabalhadores" para essas "searas específicas" a fim de que ELE resplandeça sobre esses povos a Luz de Seu Rosto para que, como nós, eles  vejam a Salvação!

Nosso desejo é que o evangelho de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, chegue a todos os lugares a "todas as nações, tribos, povos e línguas", mas, prioritariamente àqueles que pouco ou nada ouviram da única e insubstituível salvação em Cristo Jesus (Mt 28:18-20; Lc 24:47-48).

 

Por isso,...

"Nós nos esforçamos para fazer Cristo conhecido onde ainda não tiveram notícia dEle!" (Rm 15:20-21).

 

 

Povos Não Alcançados e Povos Não Engajados – Definições

 

Um desafio complexo

O movimento missionário global, no intuito de desenhar uma figura compreensível e estratégica da tarefa ainda inacabada em um mundo complexo, desenvolve pesquisas com diferentes recortes: linguísticos, etno-linguísticos, geográficos, demográficos, socioculturais, sociorreligiosos e assim por diante.

Algumas terminologias foram cunhadas para destacar aqueles que pouco ou nada ouviram do evangelho, e duas são mais amplamente usadas: Povos Não Alcançados (PNAs) e Povos Não Engajados (PNEs).

 

Definições

Povo Não Alcançado (PNA): é um povo sem comunidade cristã autóctone, com insuficientes número, recursos e visão para fazer discípulos de Jesus no seu próprio povo sem apoio externo, em geral com menos de 2% de evangélicos.  O termo correlato em Inglês é Unreached People Group (UPG).

Povos Não Engajados (PNE): é um povo não alcançado sem a presença de cristãos, igrejas, missionários ou Bíblia na língua materna, e sobre o qual não há nenhuma iniciativa ou intenção de evangelização, interna ou externa. O termo usado em Inglês é Unengaged Unreached People Group (UUPG).

 

Critérios de classificação

Há três organizações que trabalham mais prolongadamente com a estatística missionária global: Joshua Project (JP), International Mission Board (IMB) e World Christian Database (WCD).

As duas primeiras utilizam o conceito etno-linguístico (povos definidos pela língua e cultura), semelhante à metodologia de pesquisa da AMTB entre os grupos minoritários no Brasil. A última trabalha com um conceito mais amplo que envolve geografia, religião e outros dados socioculturais.

O critério de identificação do que é um PNA se dá como segue:

  • Para a WCD: um PNA é um povo em que mais de 50% da população permanece não evangelizada;
  • Para a IMB: um PNA é um povo com menos de 2% de evangélicos.
  • Para o Joshua Project: um PNA é um povo com menos de 2% de evangélicos e menos de 5% de cristãos aderentes.

 

A dimensão da tarefa

Apesar dos critérios um pouco distintos, os três bancos de dados apontam para um número parecido de PNAs (Povos Não Alcançados) – cerca de 4.400. E, se considerarmos a presença de um mesmo povo em mais de um país, são mais de 7.000 grupos, como destaca o Joshua Project.

O estudo dos PNEs (Povos Não Engajados) constitui uma pesquisa ainda em andamento com diferentes e valiosas iniciativas.

A AMTB concorda com a compreensão da IMB, segundo a qual há um pouco mais de 3.100 PNEs, ou seja, aqueles que permanecem não alcançados e sem nenhuma iniciativa missionária entre eles. No Brasil há cerca de 120 povos nessa categoria, sendo 99 confirmados.

Outros importantes movimentos de impacto global, como Finishing The Task (FTT) e Call2All utilizam filtros, como um número mínimo populacional, e focam em grupos específicos de PNEs, destacando uma lista prioritária de 300 deles.

 

Diversas iniciativas

Há diversas e valiosas iniciativas de pesquisa que participam ativamente do trabalho de investigar quem são e onde estão os menos evangelizados, como: Ethnologue, Global Recordings, HIS Registry of Peoples (ROP), Finishing the Task, Call2All, 4K Project (YWAM), Etnopedia e Progress Bible, entre outras.

Além dessas, há centenas de pesquisas missionárias locais, que são de fundamental importância para que o cenário global seja melhor conhecido, pois estão mais próximas dos fatos e realidades.

 

Conclusões

Com base nas informações acima, nós da WH Brasil, utilizamos dados globais de hoje (ano 2019) que apontam para 4.400 Povos Não Alcançados e 3.100 Povos Não Engajados.

Nosso desejo é que o evangelho de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, chegue a todos em todos os lugares, prioritariamente àqueles que pouco ou nada ouviram da única e insubstituível salvação em Cristo Jesus.

 


Referências

Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) - http://www.amtb.org.br/
4K Project – http://www.4kworldmap.com
Call2All – http://www.call2all.org
Etnopedia – http://www.etnopedia.org
FTT – https://www.finishingthetask.com
HIS Registry of Peoples (ROP) – http://harvestinfosys.wpengine.com
IMB – https://www.peoplegroups.org
Johnstone, Patrick. O futuro da igreja global. Cultura cristã, 2017
Joshua project 2019 – https://joshuaproject.net
World Christian Database (WCD) - https://worldchristiandatabase.org/
Wycliffe Bible Translators – https://www.wycliffe.org.uk/about/our-impact


 

Conheça o Povo não alcançado do dia

 

Clicando na foto dentro do quadro abaixo, você acessa aos dados completos, em inglês, do PNA do dia.

 

 

Clique aqui para acessar uma página resumida com opção em português.
 

Conheça o Projeto Josué, acesse:

Conheça o Projeto Josué!


Início


Postado em Sem categoria